Reumatismo: uma doença que atinge todas as idades

Você sabe o que é reumatismo? Reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne várias doenças que comprometem articulações, ossos, tendões e músculos. Além de algumas doenças do sistema imunológico, entre elas artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (bico de papagaio), fibromialgia e outras.

Muitos imaginam que possam ser doenças de idosos, mas estes não são os únicos, pois pode acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças, sexo masculino ou feminino. As doenças reumáticas se apresentam como inflamações e geralmente associadas a um importante comprometimento da qualidade de vida, pois muitas vezes há uma limitação para a realização de diversas atividades do dia a dia.

Prevenção:

Para falar em termos práticos e aplicáveis afirmo que o melhor é praticar, no dia a dia, uma alimentação simples, baseada principalmente em alimentos vindos da horta, que são os vegetais, frutas, tubérculos e ervas. Também deve consumir os cereais integrais, lembrando que estes entram em substituição aos cereais refinados, aos alimentos industrializados em geral e também evitar alimentos ultraprocessados, enlatados, embutidos e com adição de corantes, conservantes e adoçantes.

Alimentos com potente ação antioxidante e anti-inflamatória como azeite de oliva extravirgem com acidez menor do que 0,5%, abacate, romã e outras frutas vermelhas, peixes como sardinha, atum, salmão (ricas fontes de ômega 3). Além de cereais integrais, hortaliças e frutas (ricas em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais), sementes ricas em gorduras de boa qualidade (castanhas, nozes, linhaça, sementes de chia e de girassol), gengibre, pimenta vermelha, açafrão, colorau e ervas em geral.

Tratamento:

Todo tratamento deve ser individualizado, mas de uma maneira geral, medidas para prevenção e tratamento envolvem melhorias no estilo de vida, incluindo prática de atividades físicas, controle de peso e redução da oxidação e inflamação.
Uma alimentação saudável, com ação antioxidante e anti-inflamatória é fundamental tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças reumáticas.

 

Repórter: Jaiderson Henrique(sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Divulgação

Data: 01/11/201