Restaurantes populares de Contagem promovem ação educativa sobre o tabagismo

O “Apague esta ideia” tem o objetivo de sensibilizar e orientar os usuários para o tratamento adequado

Com o coração não se brinca! Para orientar a população sobre os riscos causados pelo tabagismo, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá nesta sexta-feira (08), nos Restaurantes Populares de Contagem, o “Apague esta ideia”, uma ação de conscientização contra a doença.

Com o objetivo de sensibilizar e orientar os usuários para o tratamento adequado, profissionais da saúde irão realizar testes de dependência química, como o teste de Fagerstrom, entrega de panfletos, palestra educativas e dicas saudáveis sem o cigarro.

Nos restaurantes populares do Eldorado, Ressaca e Nova Contagem circulam diariamente cerca de cinco mil pessoas. Para participar a população precisa comparecer em uma das unidades dos restaurantes populares na data e horário previsto.

Teste de Fagerstrom

Em 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. O Teste de Fagerstrom auxilia e estima o grau de dependência da nicotina, sendo utilizado como ferramenta na terapia para ajudar as pessoas a parar de fumar. O teste conta com seis perguntas e de acordo com a pontuação, o participante pode identificar entre os graus baixo, médio, elevado e muito elevado quanto a sua dependência física e um aconselhamento.

Mais informações:
Restaurante Popular Eldorado: Rua Madre Margherita Fontanaresa, nº 420, Bairro Eldorado.
Restaurante Popular Ressaca: Avenida José da Rocha, nº 64, Bairro Guanabara (região do
Ressaca).
Restaurante Popular de Nova Contagem: Rua Maria José Chiodi, nº 37, Bairro Nova
Contagem.