Região Industrial recebe ação de limpeza para combater o Covid-19

Foto: Fábio Silva

Nessa quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde realizou a limpeza dos dois principais centros comercias da Região Industrial. A equipe da secretaria percorreu a Rua Tiradentes e a Avenida Benjamin Guimarães desinfetando os pontos de ônibus, bancos, corrimões e paredes. A ação faz parte da estratégia de Contagem na intensificação das ações de combate à Covid-19. 

A ação de limpeza, que já está na segunda etapa, é realizada nas oito regionais de Contagem.  A Secretaria Municipal de Saúde iniciou os serviços de desinfecção de vias em abril deste ano. Após o mapeamento, mais de 35 pontos de grande circulação de pessoas em toda a cidade foram higienizados. 

A orientação é de que mesmo com a desinfecção, a população continue mantendo os hábitos de higienização, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar tapetes embebidos em hipoclorito, além do uso de álcool em gel e máscaras de proteção. 

O superintende de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, explica que na segunda etapa há uma novidade. O hipoclorito de sódio foi substituído pelo quaternário (desinfetante que combate os agentes patogênicos que são capazes de gerar doenças infecciosas, contagiosas e alérgicas). 

José Renato explicou que o  quaternário tem uma grande qualidade em comparação com o hipoclorito de sódio. “O novo produto não é  oxidante e  não é necessário o enxágue, tendo uma grande economia de água, ao contrário do hipoclorito que vinha sendo usado, e que era necessária a lavagem 30 minutos após a aplicação”.  

 

Repórter: Lucas Santos 

Foto: Fábio Silva

Data: 30/07/2020