Projeto Violino por todo Canto leva música clássica para as unidades de saúde

A ação tem o objetivo de levar a música clássica às unidades de saúde e promover bem-estar aos usuários

A Prefeitura de Contagem, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Cultura, Esporte e Juventude, promoveram na manhã desta quarta-feira (14), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Praia, na Regional Sede, a primeira apresentação do projeto Violino por todo Canto. A ação tem o objetivo de levar a música clássica às unidades de saúde e promover bem-estar aos usuários.

A diretora do Distrito Sede, Aparecida Roberto Santana, relata que é uma grande oportunidade agregar música e promoção à saúde, principalmente em uma unidade onde inclui ramificações das áreas de saúde, como a saúde mental. “A música move os nossos sentimentos, trazendo tranquilidade e passividade ao nosso dia a dia”, declara.

Segundo Aparecida, ela pretende abranger as demais unidades de saúde para que os usuários e profissionais de saúde possam usufruir desse benefício que iniciou de forma aceitável na unidade básica.

O idealizador do Projeto Violino por todo Canto Breno Warley diz que a intenção de levar música clássica para as unidades básicas é uma maneira de amenizar o sofrimento de estar no ambiente hospitalar e proporcionar o contato cultural com a música. “ A música é capaz de reverberar e transpassar as janelas da alma”, concluiu.

Ainda participaram do evento, alunos da primeira turma de Medicina da PUC- Contagem, que estavam ministrando palestra para gestantes no momento e puderam contemplar o momento com total conforto e sonoridade.

Confira abaixo as próximas apresentações do Projeto Violino por todo Canto:

 – 21/11 – UBS Petrolândia
Rua Cubatão, 263
– 28/11 – UBS Monte Castelo
Rua Orenoco, 457 – Novo Riacho
– 05/12 – UBS Eldorado
Av. João César de Oliveira, 2889

 

Repórter: Jaiderson Henrique(sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Data: 14/11/2018