Programa Mover possibilita a independência de contagenses

No total, 128 usuários foram beneficiados. Em 2017, foram entregues 58 cadeiras, já em 2018, o número chegou a 70. O investimento é de cerca de R$ 600 mil

Alan Wellington, morador do Eldorado, foi mais um contagense beneficiado com o programa “Mover – Movimento em favor da vida”. O programa criado em 2017, pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, visa zerar a fila de usuários que são beneficiados com uma cadeira de rodas motorizada. Os usuários são cadastrados no Setor de Reabilitação do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz. Alan aguardava a cadeira motorizada há cerca de um ano e quatro meses. “A cadeira vai me proporcionar agilidade, comodidade e maior independência”, destacou o usuário.

Nessa terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde entregou 10 cadeiras de rodas motorizadas, para usuários de diversas regiões do município. Essa foi a última leva de cadeiras, da primeira etapa do programa.

No total, 128 usuários foram beneficiados. Em 2017, foram entregues 58 cadeiras, já em 2018, o número chegou a 70. O investimento da Prefeitura de Contagem é de cerca de R$ 600 mil.

A referência técnica do Setor de Reabilitação, Renata Schettino, explica que as cadeiras foram adaptadas de acordo com as medidas dos usuários. Renata destacou que os equipamentos representam para os usuários a liberdade.

“É um projeto extremamente importante que garante a pessoa com deficiência a possibilidade de se deslocar com independência, esse é o maior ganho de qualidade de vida para esses usuários”, concluiu Renata.

Já atualizou seus dados na Unidade Básica de Saúde?

É através do seu contato telefônico que a equipe de saúde comunica o agendamento de consultas, exames e cirurgias marcadas. Se o seu telefone não estiver atualizado no seu cadastro, que fica na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, isso pode prejudicar o contato para que você seja avisado. Por isso, manter o cadastro atualizado na UBS é fundamental.

Procure a sua UBS e atualize seus dados! A renovação cadastral é prática e rápida.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Fábio Silva