Primeira cirurgia do novo centro cirúrgico do Complexo Hospitalar

Previsão é de que mais cirurgias sejam feitas em fevereiro, no processo de validação do uso das salas do Centro de Cirurgia e Traumatologia

Procedimento foi feito com auxílio de um moderno equipamento com resolução HD

A primeira cirurgia no Centro de Cirurgia e Traumatologia, novo centro cirúrgico do hospital, ocorreu na última semana. A cirurgia, uma colecistectomia vídeo-laparoscópica (feita na vesícula), foi feita com um moderno equipamento de vídeo cirurgia com resolução HD que permite ao cirurgião uma maior visualização dos detalhes. Além disso, apenas quatro pequenos furos, em vez de um grande corte, são feitos. “É um equipamento de ponta que até mesmo os hospitais particulares têm dificuldade de adquirir”, frisa o diretor técnico do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Leslie John Pimentel Clemence.

Leslie Clemence destaca que o novo centro cirúrgico possibilitará que aproximadamente mil cirurgias sejam feitas por mês, frente às 435 cirurgias executadas em média anteriormente, mais que dobrando a capacidade atual. “É um aumento significativo. Com isso, será possível diminuir o tempo de espera de cirurgias eletivas e, além disso, novos tipos de cirurgias poderão ser feitos”, completa o médico.

O Centro de Cirurgia e Traumatologia é composto por amplas salas, que estão entre as maiores da região e são equipadas com equipamentos e estrutura modernos, tais como o foco cirúrgico led digital usado na cirurgia feita na última semana.

O novo centro cirúrgico do Complexo Hospitalar de Contagem está passando por processos de validação de funcionamento de cada sala, que gradativamente serão liberadas durante o mês de fevereiro. “Essas validações são muito importantes, porque se trata de uma nova estrutura e, afinal, estamos falando de vidas. É necessário validar o funcionamento de cada sala”, reforça o diretor técnico do HMC.

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Adelcio R Barbosa

Data: 16/02/2018