Prefeitura promove capacitação sobre sarampo para profissionais da saúde

O morador de Contagem encontra a vacina disponível em uma das 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16

A Prefeitura de Contagem está fazendo sua parte quanto à prevenção do sarampo. A vacinação é a forma mais eficaz para se evitá-la. De janeiro a setembro, mais de 30 mil pessoas foram imunizadas e mais de 120 crianças, com menos de um ano, já foram vacinadas no município.

Além disso, a prefeitura vem investindo no aperfeiçoamento dos profissionais da saúde. Na quinta-feira (26/9), foi realizado uma capacitação sobre a doença no  Centro Universitário Una – Contagem. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Contagem em parceria com a instituição, envolveu cerca de 250 profissionais, entre médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. A capacitação foi realizada em dois horários.

Segundo a referência técnica do setor de Doenças e Agravos Transmissíveis (DAT) da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Maria Viegas, a capacitação dos profissionais garante a qualificação da assistência. Ela ressaltou ainda que a população deve ser sensibilizada sobre a importância da imunização. Ana Viegas informou “que se um usuário chegar com suspeita de sarampo em uma unidade é necessário fazer uma planilha com todos os profissionais para identificar com quem esse usuário teve contato”. Uma pessoa com Sarampo pode infectar até 18 pessoas.

Dados sobre o sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou na quarta-feira (25/9), que 30 moradores foram confirmados com o sarampo em Minas Gerais. Além disso, estão sendo investigados 593 casos. Em Contagem, já foram detectados dez casos de sarampo, sendo que apenas um foi confirmado, sete descartados e dois estão sob investigação. O morador de Contagem encontra a vacina disponível em uma das 52 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16

 

 

Repórter:  Lucas Santos

Foto: Lorena Campos

Data: 27/09/2019