Para conscientizar sobre o Dia Mundial da Luta contra a Aids, Secretaria de Saúde realiza Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em todas as regionais da Contagem

Usuários podem fazer o teste entre 8h e 16h

O Dia Mundial da Luta contra a Aids é comemorado em 1º de dezembro. Para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, 15 Unidades de Saúde de Contagem irão realizar nesta sexta-feira (29), o Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Atualmente o teste está disponível em dois equipamentos de saúde da cidade, no Programa IST/Aids e Hepatites Virais, no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, no bairro Eldorado e no Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA)/Centro de Consultas Especializadas Ressaca, no bairro São Joaquim.

Segundo o coordenador do Programa, Paulo Henrique Teixeira, promover o Teste Rápido em unidades de saúde de todas as oito regionais do município é uma forma de facilitar o acesso à prevenção e diagnostico precoce das IST´s . “Quanto mais cedo o paciente descobre a infecção, mais eficaz é o tratamento”, destacou.

O Teste Rápido consiste em colher uma pequena porção de sangue do paciente. O exame é feito na hora e em 30 minutos o paciente recebe o resultado. O teste é gratuito e qualquer pessoa pode realizá-lo. É preciso levar o documento com foto. O atendimento será de 8h às 16h.

Locais onde serão realizados o Teste Rápido

UBS Retiro II – Av. Retiro dos Imigrantes, s/n – Retiro

UBS Nova Contagem I – Rua VP2, 3080  – Nova Contagem

DADOS

Em Contagem, o Programa IST/Aids oferta tratamento e acompanhamento para 1.962 pessoas infectadas pelo vírus HIV. O acompanhamento e o tratamento são realizados por equipes multiprofissionais (psicólogos assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e médicos infectologistas). Neste ano, o município passou a ofertar a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). O tratamento é voltado preferencialmente para profissionais do sexo, transexuais, travestis, parceiros com soros diferentes, gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), grupo apontado pelo Ministério da Saúde com mais chance de contrair o HIV.

O uso regular e continuo da medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe pelo corpo. Porém, a Profilaxia só tem efeito com uso diário do comprimido. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para os bloqueios.

Contagem é a sexta cidade de Minas a ofertar a PrEP, seguida por Belo Horizonte, Juiz de Fora, Passos, Uberaba e Uberlândia.

Repórter: Julio César Santos

Data: 28/11/2019