No Setembro Amarelo, saiba mais sobre a Rede de Atenção Psicossocial em Contagem

Vencer na vida é viver! Acredite: o melhor ainda está por vir!

O “Setembro Amarelo”, campanha que tem como objetivo conscientizar a sociedade quanto à importância da prevenção do suicídio, é uma oportunidade para falar também sobre a importância dos equipamentos públicos ligados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A RAPS é uma estratégia de organização de saúde pública para atender a pessoas que apresentam transtornos mentais, desde os mais simples aos mais complexos e graves.

Um levantamento divulgado em 2017 pelo Ministério da Saúde (MS) revelou que nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) que integra a Política Nacional de Saúde Mental, o risco de suicídio é reduzido em até 14%. A pesquisa do MS apontou também que os serviços de assistência psicossocial têm papel fundamental na prevenção do suicídio (clique AQUI para saber mais)

Atualmente, Contagem dispõe de quatro CAPS, unidades voltadas para o atendimento dos casos de crise em saúde mental. Desses, um é voltado ao tratamento do abuso de álcool e drogas (CAPS/AD), outro é destinado a crianças e adolescentes (CAPSi) e os outros dois demais são CAPS modalidade Tipo III (atendimento de pacientes adultos).

A rede de CAPS de Contagem atende, em média, 300 pessoas, entre atendimentos diários e semanais. O atendimento aos pacientes divide-se em ambulatorial/emergencial, permanência/dia (passa o dia no CAPS e volta para casa à noite) e intensivo (casos mais graves, com internação no local até que o quadro evolua positivamente).

Já a Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país, com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. Essa política abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool, cocaína, crack e outras drogas).

Abertos 24 horas

Os CAPS são serviços de saúde que funcionam em sistema de porta aberta, e a população pode buscá-los sem precisar passar antes pelo acolhimento feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, os encaminhamentos aos CAPS são feitos também pelos profissionais das UBSs. O funcionamento dos CAPS de Contagem, com exceção do CAPS-i, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, é 24 horas.

Para os que não estão em crise, os encaminhamentos às equipes NASF via Unidades Básicas de Saúde

A lógica de funcionamento do CAPS está relacionada às urgências e casos em que há risco para o paciente e para terceiros e aos agravamentos de questões relacionadas à depressão e à saúde mental. Para os casos crônicos ou que necessitam de acompanhamento contínuo, contudo, o acesso a especialidades como psicologia, assistência social e terapia ocupacional pode se dar por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), principal porta de entrada do SUS, via Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF) e Equipe Intermediária.

Em Contagem, atualmente existem 12 equipes de NASF. “Todas as equipes NASF de Contagem contam com psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional”, afirma o assessor dos Núcleos de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Willy Moreira Batista Simões.

Além das equipes de NASF, estão sendo constituídas oito equipes intermediárias (uma em cada distrito sanitário), para suporte especializado às Equipes de Saúde da Família e aos NASFs, uma em cada distrito sanitário da cidade, totalizando oito equipes.

Ainda é preciso salientar que, na atual gestão, as atividades do Centro de Convivência Horizontes Abertos, no bairro Santa Cruz, estão sendo ampliadas. “O Centro de Convivência é um espaço fundamental para a RAPS do município, para complemento do tratamento oferecido aos pacientes que receberam alta nos CAPS no sentido de promover a reabilitação psicossocial”, explica Willy Simões.

Veja os endereços dos CAPS de Contagem

CAPS Eldorado: rua Madre Margherita Fontanaroza, 106, Eldorado
CAPS Sede: rua Felisbino Pinto Moreira, 199, Praia
CAPS AD: rua Sevilha, 110, Santa Cruz
CAPS-i: rua Urucuri, 130, Novo Eldorado

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Divulgação

Data: 13/09/2018