No Outubro Rosa, mulher de 50 a 69 anos pode escolher a data da mamografia

Neste mês, após passar pela consulta e receber o check-in, mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar exame de mamografia diretamente no prestador

 

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer mundialmente mais comum entre as mulheres? O alerta é do Instituto Nacional de Câncer (Inca/Ministério da Saúde). Em Contagem, de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade/DIVEPI/SMS/Contagem, entre os de 2000 e 2017, 728 mulheres tiveram como causa de óbito a neoplasia de mama.

A boa notícia é que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, e quanto mais cedo ele for descoberto, maiores são as chances de tratamento e cura.

Para isso, é muito importante que as mulheres conheçam bem as suas mamas, por meio da autopalpação, preferencialmente em um mesmo período do mês, porque quando a mulher tem familiaridade com seu corpo, tem mais condições de perceber alterações suspeitas.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento). A recomendação no Brasil é de que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Normalmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já garante a oferta de exames de mamografia de rastreamento a mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, mesmo que não apresentem sintomas. Para as demais faixas etárias, o exame também poderá ser solicitado, mediante avaliação médica (nesses casos, já não será exame de rastreamento, e sim de diagnóstico). Em todas essas circunstâncias, para acessar o exame, a mulher deve primeiro passar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser avaliada.

A novidade é que, neste mês de outubro, as mulheres que passarem pela UBS e tiverem indicação para a realização do exame poderão escolher uma data para a execução da mamografia. O fluxo seguirá sendo o mesmo já praticado durante todo o ano, mas, no Outubro Rosa, após a liberação da realização do exame pela SMS, a própria usuária poderá ligar e marcar a data do exame diretamente com o prestador em um prazo de 15 dias.

Funciona da seguinte maneira: a mulher passa pelo atendimento na UBS e, fazendo parte da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) indicada para mamografia de rastreamento (50 a 69 anos), já recebe o pedido para a realização do exame. A unidade, então, encaminha o pedido ao Setor de Regulação e, assim que os trâmites estiverem concluídos, a unidade entra em contato com a usuária, para avisar que o check-in de liberação do exame já está disponível. Após esse contato, a usuária retira o check-in na unidade e liga diretamente para o prestador para marcar o exame, dentro do prazo estipulado de 15 dias. Após o agendamento, ela terá a garantia da realização da mamografia.

As mulheres que já estão aguardando pela autorização da mamografia também serão contatadas por suas unidades de saúde de referência, para que possam retirar o check-in e marcar o exame diretamente no prestador.

Prevenção do câncer do colo de útero

A SMS segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e oferta o exame de prevenção ou papanicolau para todas as mulheres na faixa de 25 a 64 anos, mesmo sem sintomas e que já iniciaram a vida sexual. Procure sua unidade de saúde de referência para maiores informações.

 
Repórter: Carolina Brauer
 
Foto: Divulgação
 
Data: 15/10/2018