Lançamento do Movimenta Contagem leva multidão à Praça da Jabuticaba

Iniciativa conta com mais de 50 núcleos espalhados por toda a cidade. Participação nas aulas e modalidades oferecidas é gratuita

Para movimentar as pessoas e a cidade, a Prefeitura de Contagem lançou o programa Movimenta Contagem, um projeto que busca promover a saúde e o bem-estar por meio do incentivo à prática de atividades físicas que exercitam corpo e mente, por meio do conceito de prevenção da saúde, misturando dança e esportes e estimulando a interação social.

A abertura aconteceu na última sexta-feira (20) à noite, na praça da Jabuticaba, com a participação de integrantes das dezenas de núcleos já implantados em todas as regionais da cidade. Segundo estimativas da Guarda Civil, o evento contou com a presença de aproximadamente 700 pessoas e segundo os organizadores cerca de 1.400 participantes.

Também prestigiaram a abertura do programa o prefeito Alex de Freitas, o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Adriano Henrique Fontoura de Faria, o secretário de Saúde, Cleber de Faria Silva, e diversas outras autoridades, como subsecretários, administradores de regionais administrativas, integrantes do Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC), entre coordenadores, profissionais e educadores do Movimenta Contagem.

Antes das boas-vindas das autoridades presentes, o grupo de teatro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Agente em Cena, formado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combates às Endemias (ACE), apresentou a peça “Saúde é o que interessa – Qualidade de vida!”, para abordar a importância da prática de atividades físicas no combate à obesidade, ao sedentarismo, à hipertensão, ao diabetes, ao alcoolismo e ao tabagismo.

Trata-se de um dos maiores programas de prevenção da saúde já implementados pelo poder público na cidade. Em outros anos, o município chegou a contar com um programa similar, que foi interrompido e agora é retomado de forma mais robusta: dos cerca de 30 núcleos já existentes para os mais de 50 atuais. Atualmente, cerca de três mil pessoas vêm participando do projeto, que oferece diferentes modalidades, orientadas por profissionais, em diversos espaços públicos do município.

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, destacou a importância da transversalidade na promoção de políticas públicas de saúde. “O primeiro aspecto, que nos enche de alegria, é que o Movimenta Contagem busca a promoção da saúde, com os esforços de diversas secretarias e órgãos da prefeitura. E na medida em que as pessoas se reúnem em praças e espaços públicos para participar do programa, além de movimentar o corpo, elas também têm a oportunidade de conhecer outras pessoas. Com isso, a saúde mental também é estimulada. Então, no Movimenta Contagem, também tem o aspecto de estímulo à promoção da cidadania. Vamos ampliar essa política para todos os cantos do município”, garante Alex de Freitas.

O Movimenta Contagem, fruto da parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC), tem caráter transversal e envolve também as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude, de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Saúde (SMS), além das oito regionais administrativas da cidade.

O fisioterapeuta, supervisor de Projeto Social e responsável técnico do NIC, Idalísio Vieira Gomes, comenta as inovações presentes na metodologia utilizada no Movimenta Contagem. “Fizemos adaptações de aulas de aeróbica, integrando-as a conceitos de fisioterapia ligados à reabilitação e prevenção de lesões e buscando uma melhoria da qualidade de vida e o combate ao sedentarismo”, assevera Idalísio. De acordo com o fisioterapeuta, o Movimenta Contagem tem características de atuação preventiva da saúde ligadas à atenção primária à saúde, nível relacionado à prevenção de doenças. “A iniciativa integra práticas e conceitos preconizados pela Portaria nº 687, de 30 de março de 2006, do Ministério da Saúde, que aprova a Política de Promoção da Saúde”, explica o fisioterapeuta.

A moradora do bairro Amazonas, Oseli de Souza, é um dos milhares de participantes do Movimenta Contagem. Ela conta que frequenta as aulas dos grupos já instalados nas praças Iria Diniz e Glória desde 2014 e que essa participação foi fundamental para controlar a pressão alta e a depressão que a assombravam. “Eu tinha depressão e pressão alta. Quando conheci o programa eu estava no fundo do poço. Por indicação de uma amiga, passei a frequentar as aulas e fui fazendo amizades. Nisso, fui melhorando a minha saúde e o programa passou a fazer parte da minha vida. Consegui controlar minha pressão e vencer a depressão. Nesse processo, consegui também ajudar outras pessoas que também passavam por problemas de saúde semelhantes e incentivei a formação de outros núcleos. Tenho certeza de que não sou a única que sente que o programa faz muito bem à saúde. Vida longa ao Movimenta Contagem”, atesta Oseli.

Como fazer para participar do Movimenta Contagem?

A participação no projeto é gratuita e aberta à população (confira os locais, endereços, dias e horários e modalidades ofertadas no link abaixo). O interessado não precisa fazer nenhum cadastro prévio, bastando comparecer aos locais nos horários e dias indicados para participar.

Contudo, a visita prévia ao médico, para verificar as condições de saúde antes de passar a frequentar as aulas, também é importante. “Aconselhamos que as pessoas passem por um médico, façam uma avaliação física prévia e tragam um atestado de aptidão física antes de começar a participar das atividades”, orienta o fisioterapeuta Idalísio Vieira Gomes.

Já para receber um kit de camisa e garrafinha de água do Movimenta Contagem, basta entrar no site do NIC (clique AQUI ), e se cadastrar.

O Movimenta Contagem é composto por diversos educadores físicos, como instrutores de dança (6), (1) tai chi chuan e ioga (1), fisioterapeutas (5), enfermeiros e técnicos de enfermagem, que conduzem as atividades ofertadas em diferentes modalidades: aeróbica, fisioterapia, hidroginástica, tai chi chuan e ioga.

Clique AQUI para acessar os endereços, dias, horários e modalidades ofertadas em cada núcleo do Movimenta Contagem

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Ricardo Lima

Data: 23/07/2018