Hospital Santa Rita e Zoonose promovem ação contra dengue em ruas do Industrial

1ª Caminhada de Prevenção da Dengue

As equipes mostraram cuidados e deveres que a comunidade deve ter contra o mosquito, além de distribuir panfletos e camisas

O Hospital Santa Rita, em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, realizou a 1ª Caminhada de Prevenção da Dengue, no domingo (7), com saída na Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Industrial. O objetivo da iniciativa foi levar conteúdo sobre prevenção, transmissão e tratamento da doença, tendo em vista o bem-estar da população da região.

A equipe do hospital e técnicos da Zoonose da Prefeitura marcaram presença para mostrar de forma educativa os cuidados e deveres que a comunidade deve ter contra o mosquito da dengue. Panfletos informativos e camisetas foram distribuídos para melhor informar os moradores.

“Por estarmos há 50 anos na região, estamos preocupados com epidemias na cidade. Dessa forma, em parceria com a Prefeitura, fizemos uma ação de conscientização para que as pessoas entendam o problema social que existe no país e com isso pensamos em orientar e dar as devidas dicas para a fiscalização e prevenção”, destaca a assessora de comunicação do Hospital Santa Rita, Vanessa Moreira.

Segundo pesquisas recentes feitas no estado, o número de casos aumentou de forma considerável: mais da metade do que foi registrado em todo o ano passado. No momento, são registrados 17.860 casos da doença em 2019. Em 2018, foram 30.022 registros.

Armadilha para ovos do mosquito

A Secretaria de Saúde, por meio da Zoonose, também faz pesquisas entomológicas com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) e com a colocação, em pontos estratégicos, de armadilhas de ovoposição para contagem de ovos do vetor, chamadas “ovitrampas”. Atualmente, há 517 ovitrampas espalhadas pelo município.

 

Repórter: Leonardo Melo

Foto: Adelcio Ramos Barbosa 

Data: 09/04/2019