Ginástica laboral é implantada no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz

Em decorrência dos desgastes que muitos profissionais sofrem entre uma problemas pessoais, ansiedade e tensões no dia a dia, estar bem fisicamente e com a saúde em dia é importante para manter o bem-estar e promover a melhora na qualidade de vida. Pensando em seus servidores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC) implantou nesta quinta-feira (09), a Ginástica Laboral também no CCE Iria Diniz.

Na ginástica laboral são realizados uma série de alongamentos e exercícios físicos no local de trabalho para evitar lesões dos colaboradores por esforço repetitivo ou doenças ocupacionais. Os exercícios são de intensidade média e não há restrição, todos podem fazer.

A diretora de Gestão da unidade, Aliny Vasconcelos, ressaltou a importância da atividade no local. “Trazer a ginástica laboral para o CCE Iria Diniz foi muito importante para a humanização e valorização dos nossos profissionais e ao mesmo tempo promove a integração entre eles e o setores”, disse Aliny Vasconcelos.

A ação, que faz parte do Movimenta Contagem, contou com a presença de mais de 35 servidores, na inauguração da primeira atividade no CCE Iria Diniz. Entre eles, a presença da ginecologista e ultrasonografista, Tânia Mara Montijo Soares que relatou sobre a importância do projeto no coletivo para unir a equipe. “Eu achei super interessante, porque o nosso dia a dia é muito atribulado. O alongamento e a atividade física no local de trabalho é uma excelente idéia. A prática no coletivo proporciona a união da equipe”, afirmou Tânia Mara Montijo Soares.

A servidora da área administrativa, Rosângela Aparecida de Almeida e Costa, gostou da experiência e disse que a atividade será excelente não só para ela, mas também para os seus colegas. “Pelo o que eu já senti aqui, vai fazer muito bem para mim. Porque eu já estou com 60 anos, a vida anda meio parada e se eu movimentar o corpo vai me ajudar bastante”, disse Rosângela.

De acordo com o fisioterapeuta do projeto Movimenta Contagem, Rafael Fernandes, responsável por orientar as aulas nas unidades, o projeto que começou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem gerado bons resultados e está sendo bem aceito pelos participantes. Destacou ainda que existe a possibilidade de implantação das atividades do projeto no Hospital Municipal de Contagem e no Centro de Consultas Especializadas da Ressaca. A proposta está em processo de análise e aguardando confirmação.

Já atualizou seus dados na Unidade Básica de Saúde?

É através do seu contato telefônico que a equipe de saúde comunica o agendamento de consultas, exames e cirurgias marcadas. Se o seu telefone não estiver atualizado no seu cadastro, que fica na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, isso pode prejudicar o contato para que você seja avisado. Por isso, manter o cadastro atualizado na UBS é fundamental.

Procure a sua UBS e atualize seus dados! A renovação cadastral é prática e rápida.

Repórter: Ágatha Dumont (sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Lucas Santos

Data: 09/08/2018