Experiência com ventilação mecânica é compartilhada pelo Serviço de Atenção Domiciliar com cidades vizinhas

O Workshop de Ventilação Mecânica e Segurança do Paciente na Atenção Domiciliar foi na semana passada

Workshop promovido pela Secretaria de Saúde teve a participação de representantes de Belo Horizonte, Nova Lima, Congonhas, Ibirité, Lagoa Santa, Betim e Ribeirão das Neves

Contagem se consolida cada vez mais como referência no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Prestado na moradia do paciente, o SAD é um conjunto de ações de promoção à saúde. A experiência é compartilhada pelo SUS Contagem. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o “Workshop de Ventilação Mecânica e Segurança do Paciente na Atenção Domiciliar”. Representantes de Belo Horizonte, Nova Lima, Congonhas, Ibirité, Lagoa Santa, Betim e Ribeirão das Neves participaram do evento.

O superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Flávio Luiz dos Santos, destacou a importância do encontro. “A troca de experiências é fundamental na Saúde. Além disso, é gratificante para Contagem ser referência no país nessa área. Inclusive fomos premiados pelas ações do SAD”.

Ventilação mecânica é o suporte oferecido, por meio de um aparelho, ao paciente que não consegue respirar espontaneamente por vias normais devido a fatores como doenças, anestesia e anomalias congênitas. Segundo o chefe do Setor de Oxigenoterapia do Complexo Hospitalar, Hudson José da Silva, em Contagem há 72 pacientes atendidos por ventilação mecânica.

Assistência Humanizada

O SAD é oferecido na residência dos pacientes com doenças agudas, garantindo a continuidade dos cuidados com a saúde, com foco na assistência humanizada. O Serviço trabalha com prevenção, tratamento de doenças e reabilitação, integrado à Rede de Atenção à Saúde.

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Fábio Silva 

Data: 02/07/2019