Enfermeiros de Vargem das Flores debatem o controle da diabetes

Encontro mensal sobre diabetes dos enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região Vargem das Flores

O encontro tem como objetivo a troca de experiências e o repasse das informações da Secretaria de Saúde

Na sexta-feira (1º), ocorreu o encontro mensal dos enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região Vargem das Flores. O tema do encontro do mês foi: “Acolhimento, avaliação e acompanhamento adequado dos pacientes com diagnóstico de diabetes”.

De acordo com a com a enfermeira da família Simone Rodrigues, o encontro tem como objetivo a troca de experiências e o repasse das informações da Secretaria de Saúde e os seus fluxos. “Aproveitei essa reunião para convidar uma servidora para passar um pouquinho do seu conhecimento e assim virar uma troca de experiências e a gente melhorar esse acompanhamento dos diabetes dentro das unidades”, disse.

Simone ressaltou ainda que serão dois encontros com duração de quatro horas. O primeiro ocorrerá na reunião de enfermeiros de novembro e, o segundo encontro, será na reunião de enfermeiros de dezembro. A enfermeira Sirleia Neves ministrou o treinamento.

Sirleia explicou que a capacitação foi direcionada para enfermeiros da atenção básica. “Foi uma capacitação para inovar, pois a cada seis segundos morre uma pessoa no mundo com diabetes. Atualmente, 47% da população brasileira tem diabetes e não foi diagnosticada. Nós estamos com isso tentando mudar a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

 

Texto e Foto: Lorena Campos

Data: 12/11/2019