Em 20 de maio, é comemorado o dia daqueles que cuidam, tranquilizam e dão esperança

Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem serve para ressaltar a importância desses profissionais na assistência em saúde

Desde 2004, a data de 20 de maio é considerada como o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. A celebração tem como objetivo dar ênfase à importância desses profissionais para a prestação de assistência em saúde para a população. No Brasil, estima-se que haja mais de 1,6 milhão de profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, e que mais de 80% desse número sejam de técnicos e auxiliares.

Técnica de enfermagem há mais de 15 anos, Elci Jaques sempre trabalhou no município de Contagem. Ela sempre teve apreço pela área da saúde e, quando surgiu a chance de fazer o curso técnico, não perdeu tempo. “A área da saúde sempre me deixou mais motivada. Comecei como agente comunitária de saúde e então tive a oportunidade de fazer o curso técnico aqui em Contagem. Depois passei no concurso para trabalhar na área aqui na cidade”, conta.

Para Elci Jaques, ter o dia do técnico de enfermagem é essencial para valorização dos profissionais que exercem uma enorme importância na saúde e na comunidade. “Eu acredito que, em muitas situações que você encontra na área da saúde, você não vive sem o técnico e auxiliar de enfermagem. Eles são fundamentais nas ações básicas de saúde. Então esse é o dia de estar relembrando a importância dessas profissões que são até um pouco esquecidas e desvalorizadas, em minha opinião”, completa.

Muitas pessoas confundem as funções de técnicos de enfermagem com enfermeiros. O enfermeiro é responsável pela gestão, coordenação, treinamentos e controle de pessoal. Cabe aos técnicos a responsabilidade por dar assistência aos enfermeiros, no cuidado com os pacientes em estado grave, na prevenção e no cumprimento de programas de assistência integral à saúde, além de participar de programas que ajudam na higiene e segurança do trabalho e na assistência de enfermagem, com exceção das atividades privativas do enfermeiro.

A função dos auxiliares de enfermagem é integrar e educar as equipes de saúde, ajudar na preparação dos pacientes para consultas, exames e tratamentos, seguir os tratamentos prescritos, prestar cuidados de higiene, alimentação e conforto do paciente, além de zelar por sua segurança e cuidar da limpeza em geral.

O Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem encerra a comemoração da Semana da Enfermagem.

 

Repórter: Milla Silva (sob supervisão de Lucas Santos) 

Data: 20/05/2019