Dia Mundial do Diabetes: hábitos saudáveis podem controlar a doença

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Diabetes, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes é comemorado nesta quarta-feira (14). O dia foi escolhido em memória ao dia do aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.

O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, decorrente da produção suficiente ou não de insulina pelo pâncreas. A doença é dividida basicamente em três tipos: Diabetes tipo I e II, e, o Diabetes Gestacional.

Segundo o endocrinologista, Dr. Flávio Santos Ladeira, ainda que não exista a cura para a doença, se diagnosticada a tempo, existe tratamento. “O paciente diabético deve manter um bom controle glicêmico para evitar as complicações da doença”, afirmou Dr. Flávio Santos.

O diabetes tipo II é o mais comum. Causado muitas vezes por hábitos de vida errado, acomete principalmente adultos e idosos provenientes do sedentarismo, obesidade e alimentação irregular. “Por ter um componente hereditário, o paciente que tenha histórico na família, deve ficar mais atento ao estilo de vida e alimentação mais saudável. A prática de atividade física, a perda de peso e a melhora na alimentação são um dos métodos de prevenção do Diabetes tipo II”, concluiu o Dr. Flávio Santos.

A Federação Internacional de Diabetes estima que existam 425 milhões de pessoas que vivem com o diabetes e que cerca de metade desconhece esse diagnóstico, sendo a maioria casos de diabetes tipo II. Quando não tratada, o diabetes pode levar a complicações bastante prejudiciais à saúde, atacando o sistema neurológico (derrame cerebral), vascular (infarto do miocárdio), renal (insuficiência renal) e oftalmológico (perda total ou parcial da visão).

 

Repórter: Ágatha Dumont (sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Divulgação

Data: 14/11/2018