Dia Mundial da Alimentação e Nutrição é comemorado com ações de conscientização para os servidores da Saúde

Equilíbrio é fundamental na hora de se alimentar

Os servidores  da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nessa segunda-feira (15), de uma ação voltada para o Dia Mundial da Alimentação e Nutrição. O objetivo da ação é debater os hábitos alimentares saudáveis. O foco na boa alimentação é uma garantia de qualidade de vida ao ingerir os nutrientes necessários para o bem-estar.

A ação foi promovida pela Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) / setor de Nutrição. Os servidores puderam conferir uma apresentação teatral, do grupo Agente em Cena. De forma lúdica, o grupo promove o debate da alimentação saudável.

Além disso, os nutricionistas Tiago Reis e Thais Borges realizaram uma roda de conversa e apresentaram o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Os profissionais destacaram que a alimentação saudável é fundamental para os sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular) funcionarem de maneira correta.

Tiago reforçou que para isso não é necessário radicalizar. “Na nutrição trabalhamos com pequenas mudanças de hábitos que promovam a qualidade de vida e previnam doenças”. Ele ressaltou que o indivíduo não precisa sair cortando alimentos do cardápio, mas se alimentar com consciência.

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Josiane Gomes, enfatiza que as informações com profissionais especialistas são fundamentais para a qualidade de vida e alimentação saudável. Ela frisou que não faz dieta, mas “procura planejar a alimentação semanalmente com objetivo de ter realmente a reeducação alimentar, sem restrições absolutas”.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. A data corresponde também à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês para Food and Agriculture Organization).

 O dia busca chamar a atenção sobre questões relativas a nutrição e saúde, tanto para aspectos ligados à má alimentação quanto para a fome que ainda assola o mundo.

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Data: 15/10/2018