Desfile rosa para conscientizar sobre o câncer de mama

Sete guerreiras na luta contra o câncer de mama

Ação ocorreu no Distrito de Saúde Industrial e contou com grande participação popular

Simbólico por diversos povos e motivos, o sete é considerado como o número da perfeição, da plenitude.  Nada mais simbólico que sete mulheres, sete lutadoras, que desfilaram nessa sexta-feira (20), na ação que comemora o Outubro Rosa, ocorrida na Região Industrial. As sete mulheres lutam contra o câncer de mama e fazem tratamento no Instituto Mário Penna. A ação foi promovida por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Instituto. 

Ilza Rodrigues, 42 anos, é uma das sete guerreiras. Ela retirou o seio, usa prótese, continua o tratamento e demonstra diariamente sua força e alegria. Ilza deixou um recado para todas as mulheres. “É muito importante conhecer o corpo, notar se há algo diferente, se encontrar vá diretamente ao médico”, alertou.  

A campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, foi promovida pelos Distritos de Saúde, nas oito regiões de Contagem. No dia 27 de outubro, acontece o “Dia D”, onde todas as regiões se mobilizam com ações onde os atendimentos serão destinados a saúde da mulher. 

Além do desfile, as mulheres puderam fazer a aferição de pressão e glicemia, aula de zumba e teste de HIV. Segundo a diretora do Distrito de Saúde, da Região Industrial, Carolina Moreira Duarte, essa ação tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a necessidade de se cuidar. “Além do autoexame para prevenção e controle do câncer de mama, mostramos também a importância da prática esportiva, por exemplo”, disse. 

A ação contou também com o apoio da comunidade local, a participação de estudantes das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Lígia Magalhães e da estadual Ruy Pimenta. Além do apoio da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, representantes da Cultura Afro e Cigana e da cantora contagense Thaís Moreira que esteve no The Voice Brasil.  Também presentes a Caravana da Seja Digital, oferta de empregos pelo Sine e a rádio Liberdade FM.  

Data: 20/10/2017

Repórter: Lucas Santos

Foto: Fábio Silva