CTA de Contagem realizará mutirão de testagem de IST/HIV em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) abrirá agenda extra na sexta-feira, dia 30/11, com atendimento das 8h às 16h sem distribuição prévia de senhas

No dia 30/11, sexta-feira, das 8h às 16h, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede SUS / Contagem, instalado no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, promoverá um mutirão para a realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) / HIV. O mutirão ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, e é uma iniciativa do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Contagem.

A ação é voltada para todas as pessoas que quiserem se testar rapidamente para as seguintes ISTs: HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Não é necessário fazer nenhum agendamento prévio, nem tampouco jejum, bastando ao interessado apresentar um documento oficial com foto.

O tratamento das pessoas com ISTs / HIV melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

E para além do mutirão, o CTA funciona de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas às 7h30 e às 13h. O endereço é avenida João César de Oliveira, nº 2.889, no Eldorado. É preciso apresentar um documento oficial com foto.

As ISTs, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Já HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana. Causador da Aids, o HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. “Ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids: há soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas que podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações”, reforça o coordenador do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Belmiro.

Faça o teste e tire a sua dúvida!

Serviço
Mutirão de testagem rápida para IST/HIV
Data: 30/11/2018 (sexta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: CTA de Contagem – SAE / CCE Iria Diniz
Endereço: avenida João César de Oliveira, 2889, Eldorado

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Divulgação

Data: 14/11/2018