Contagem engajada no Dia D contra a gripe

Mobilização para enfatizar a importância da imunização contra a Influenza acontece no próximo sábado

Grupos prioritários poderão se vacinar em uma das 48 salas de vacina abertas por toda a cidade. População também poderá contar com seis postos volantes

Para reforçar a importância da imunização contra a Influenza, Contagem promove neste sábado, 12 de maio, o Dia D de vacinação contra a gripe. Ao todo, espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, 48 salas de vacinação estarão abertas das 8h às 16h30 para que crianças, idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e professores possam se imunizar (veja abaixo quais são os grupos prioritários definidos pelo MS).

Além das salas de vacina (veja endereços aqui), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também irá disponibilizar para o Dia D mais seis postos volantes (ver abaixo). A mobilização também ocorrerá a nível estadual e nacional.

A campanha começou no dia 23 de abril e vai até o dia 1° de junho. A meta é vacinar 90% do público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde (MS), e a estimativa é de que pelo menos 30 mil doses da vacina contra a doença já tenham sido aplicadas em Contagem até o momento.

A técnica Fernanda Elisa Ferreira de Almeida, da Central de Imunização da SMS, explica que o município possui quantidade suficiente de imunizantes para a mobilização do próximo sábado. “O município de Contagem já recebeu 115 mil doses de vacina e, dessas, 97 mil já foram distribuídas para as salas de vacina. E no sábado 12, se necessário, haverá reposição de doses, ou seja, não corremos o risco de faltar vacina”, afirma.

A técnica ressalta ainda que a abertura das salas de vacinação do Dia D é voltada apenas para a imunização contra a Influenza. “A população poderá procurar as salas de vacina durante a semana para atualização de cartão. E no segundo semestre do ano, haverá a Campanha de Multivacinação, na qual abriremos novamente as unidades para atualização das vacinas”, adianta Fernanda.

Documentos necessários

Para se imunizar, a pessoa deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacinação. “Aos profissionais da saúde e professores vale lembrar que é preciso apresentar comprovação. Doentes crônicos também devem apresentar o relatório médico especificando o motivo da indicação da vacina”, esclarece Fernanda.

Público-alvo

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da (OMS). São priorizados os públicos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Os grupos prioritários desta campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e os funcionários do sistema prisional.

Endereços dos seis postos volantes de vacinação

PONTOS VOLANTES DIA D (12/05/2018)
ENDEREÇOS
UBS Bela Vista (Eldorado)