Contagem elege os novos conselheiros de saúde para o biênio 2020/2021

PMC LF Saude Eleição Conselheiros Municipais de Saúde Contagem

A participação popular é umas das grandes marcas da gestão da área da saúde no governo do prefeito Alex de Freitas. O objetivo é incentivar o envolvimento dos moradores com o intuito de fortalecer  as políticas públicas voltadas a essa área. O Conselho Municipal de Saúde de Contagem (CMSC)  é uma das ferramentas mais fortes para trazer à população para esse debate.

Na quarta-feira (18), delegados dos oito distritos sanitários e trabalhadores da Secretaria de Saúde escolheram os novos conselheiros do CMSC. Eles irão atuar no biênio 2020/2021. Foram eleitos, entre titulares e suplentes, dois representantes de cada Distrito Sanitário de Contagem, respeitando a  descentralização que preconiza o SUS. O intuito é abrir espaço para cada região trazer sua contribuição na promoção das políticas públicas de saúde.

Além disso, foram eleitos quatro conselheiros e quatro suplentes representando os trabalhadores da Rede SUS Contagem. A atual mesa diretora irá publicar o nome dos delegados eleitos no Diário Oficial do Município (DOC), em breve.

Representando o Distrito Riacho, o delegado Jorge de Souza destacou a importância da eleição do conselho. “Nosso objetivo é buscar melhorarias para a saúde e, para isso, é fundamental trazermos a população para o debate”. O assessor de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e representante dos gestores no CMSC, Ronaldo Gontijo, avaliou que o saldo do eleição foi positivo. “A participação popular foi intensa, os usuários se organizaram  por cada distrito, em uma  processo democrático, sem questionamentos que culminou com a aclamação dos participantes”, informou.

A posse dos novos conselheiros está prevista para a primeira quinzena de fevereiro. Em até 15 dias após a posse, será realizada a escolha da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde. O mandato de conselheiro é dois anos (2020/2021), porém a mesa diretora fica um ano a frente do conselho.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Genilton Elias