Contagem é premiada por informatização na área da Saúde

Prêmio foi concedido pela Rede Cidade Digital, no II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana

O município de Contagem recebeu o prêmio Projeto Inovador 2019, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), dentro do II Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana, realizado na quinta-feira (4), no auditório da Prefeitura Municipal. Contagem foi premiada pela informatização na área de Saúde, e o evento foi tema de reportagem do Jornal Minas, da Rede Minas, no dia do evento.

O projeto Saúde Integrada prevê a informatização da Saúde como um todo. “O objetivo é otimizar o acesso, o fluxo e as informações sobre os usuários”, afirma Alexandre Andrade, superintendente do Complexo Hospitalar de Contagem, por onde o projeto começou. “Estamos gradualmente informatizando a rede de Saúde, desde o segundo semestre do ano passado.”

No Centro de Especialidades Iria Diniz, com média de 800 atendimentos por dia, a informatização está seguindo o fluxo dos usuários: portaria, admissão, laboratório, raio-X até a saída, passando pelos consultórios médicos, que serão o alvo da próxima etapa do projeto.

Aliny Vasconcelos, diretora do Iria Diniz, destaca que a informatização tem reflexo direto no atendimento aos usuários. “A fila de espera por exames caiu. Antes, o usuário saía daqui com um ‘papelzinho’ para marcar um exame. Agora, a marcação para especialistas é feita aqui mesmo. E em breve, o médico terá à disposição todo o prontuário do paciente”, afirma. “A gestão teve ganho de produtividade.”

O prêmio concedido pelo Fórum de Cidades Digitais é um reconhecimento a esse esforço dos gestores. “Ficamos muito felizes, não pela mera premiação em si. Mas porque isso significa que os usuários estão tendo melhor acesso à Saúde”, comenta Alexandre Andrade. “A economia proporcionada não é simplesmente para reduzir os gastos, mas para não pulverizá-los.”

 

Repórter: Eugênio Moreira

Foto: Adelcio Ramos Barbosa 

Data: 05/04/2019