Conselho da Pessoa com Deficiência debate melhorias para os cidadãos

O acréscimo de mais um lugar reservado para a pessoa com deficiência nos ônibus, foi debatido no encontro

Reunião destacou o que tem que ser promovido para dar mais qualidade de vida as pessoas com deficiência

O Conselho da Pessoa com Deficiência de Contagem promoveu, na última semana, a 115º reunião ordinária. O encontro, na Faculdade UNA, contou com a presença do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, representantes de instituições de Contagem, sociedade civil e autoridades de outras cidades.

Um dos pontos discutidos na plenária foi sobre a inclusão da pessoa com deficiência na Educação e na Saúde. Essa pauta foi solicitada pelo Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (AMAIS). Após as deliberações dos presentes, o conselho encaminhará os problemas relatados para as secretarias de Educação e para a de Saúde.

O acréscimo de mais um lugar reservado para a pessoa com deficiência nos ônibus, também foi debatido no encontro. Sugerido pelo senhor Cícero Plínio, que relatou sobre as dificuldades no transporte público, a pauta será encaminhada para a Transcon e para o Ministério do Transporte.

Para finalizar a plenária, o conselho informou sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de setembro. O encerramento será com uma caminhada pela Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, que terá a concentração na Praça Iria Diniz.

As plenárias são de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população da pessoa com deficiência. Com o intuito de melhorar e dar melhores condições e conforto, as reuniões também ajudam a ampliar visões sobre tal questão.

Vereador do município de Itaúna, Anselmo Fabiano, participou da reunião como ouvinte e salientou a importância de conhecer o que vem sendo tratado em outros municípios para levar os exemplos positivos para sua cidade. “A gente está sempre buscando ouvir outros municípios, saber o que tem avançado, o que temos que avançar dentro do nosso município, e que a gente pode repassar de bom”, disse.

 

Repórter: Raquel Lopes

Foto: Divulgação

Data: 17/07/2018