Comitê Intersetorial convoca a população para a luta contra o Aedes

Comitê Intersetorial reuniu-se para apresentação do Plano de Contingência e Enfrentamento às Arboviroses

Plano de Contingência e Enfrentamento às Arboviroses tem como foco monitorar dados para reduzir os riscos de surtos.

Com o calor e a estação das chuvas, todo o cuidado é pouco quando se trata de arboviroses (dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela). A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, desde o ano passado, realiza programas e encontros para debater ações de combate e conscientização sobre as arboviroses.

Entre as ações, está a formação de um Comitê Intersetorial para Combate às Arboviroses. O comitê é formado por representantes de diversas secretarias municipais de Contagem. “O objetivo do comitê é que os representantes levem às secretarias as propostas debatidas, para realizarmos ações em conjunto”, destaca a subsecretária de Assistência em Saúde Kênia Carvalho.

Nessa quarta-feira (23), o comitê se reuniu para a apresentação do Plano de Contingência e Enfrentamento às Arboviroses. O plano tem como foco, no combate da transmissão epidêmica para reduzir o impacto das epidemias, monitorar dados buscando reduzir riscos de surtos.

A luta é de todos

Em 2016, ano em que ocorreu o último surto, foram notificados cerca de 44 mil casos de dengue, sendo cerca 23 mil confirmados. Em 2018, foram notificados 1.258 casos e 313 confirmados.

Segundo o médico veterinário da Secretaria de Saúde, José Renato de Rezende Costa, o objetivo é evitar um novo surto. “Monitoramento e vigilância para combater as arboviroses, e para isso a participação da população é fundamental”, ressalta José Renato.

Ações

Além do comitê, a Secretaria de Saúde em conjunto com a Limpeza Urbana realiza mutirões de limpezas por toda a cidade. Além de limpar, conscientiza os moradores. Contagem ainda conta com 517 ovitrampas, que são armadilhas que combatem a proliferação do Aedes aegypti.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (19) a campanha “Xô Dengue”, juntamente com o Dia D de Vacinação Contra a Febre Amarela, na Feira de Artesanato do Eldorado. Panfletos foram distribuídos para esclarecer dúvidas de quem passeava pela feira.

Estão programadas ações em todas as regionais para combater a dengue, além de visitas permanentes de Agentes de Endemias. Os Distritos Regionais de Saúde promoverão ações educativas nas oito regionais.

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio Ramos Barbosa