Cmauf recebe visita de biólogo especialista em Fitoterapia Clínica

Forjaz é responsável por canal no YouTube considerado a maior enciclopédia de vídeos a respeito de plantas medicinais do Brasil

Daniel Forjaz, referência em plantas medicinais no Brasil, esteve no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf)

 

“O Cmauf Contagem é considerado exemplo para outras cidades do Brasil”. Foi o que destacou Daniel Forjaz, referência em plantas medicinais no Brasil, durante visita ao Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), nesta quarta-feira (8), equipamento que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O biólogo Daniel Forjaz, especializado em Fitoterapia Clínica, ficou encantado com a estrutura do centro e destacou que não é necessária uma grande estrutura para se ter um importante espaço como este. “Não precisa de muito, pois tratar com as plantas medicinais é extremamente simples. Basta ter um espaço físico. Se tiver uma pessoa interessada e capacitada em fazer isso funcionar, funciona. E a gente vê isso aqui”, explicou.

Daniel ainda defendeu a importância de os municípios terem espaços com esse. “Agrega muito conhecimento para população e para a comunidade no entorno, o que é maravilhoso. E ajuda as pessoas a melhorarem a saúde de maneira muito simples. Este exemplo que Contagem traz, através do Cmauf, deveria ser replicado para outras cidades do país”, exemplificou.

Beneficiada

Ângela acompanhou as explicações de Daniel

Ângela acompanhou as explicações de Daniel

A dona de casa Ângela Ventura Guilherme de Oliveira, moradora do bairro Praia, sabia da existência do Cmauf, mas não tinha ideia da “riqueza” que poderia encontrar”. Ela começou a frequentá-lo no ano passado e desde então, passou a ser uma presença assídua.

Ângela vem lutando contra uns problemas respiratórios desde a infância, que se agravaram nos últimos anos. Chegou até ser informada pelo seu médico da necessidade de um transplante pulmonar. Mas, felizmente, depois de iniciar o uso das plantas medicinais e continuar com o tratamento médico, foi comunicada que não precisava mais passar pelo procedimento cirúrgico.

“É lógico que é muito importante o tratamento no hospital e com os profissionais especializados. Ajudam muito. Mas estava sendo muito difícil só com isso. Porque eu tive muita dificuldade de alimentar e fiquei muito fraca. E depois que comecei a utilizar as plantas medicinais e tomar os chás, recuperei o meu ânimo”, recordou Ângela.

Vida Nova

“Eu não conseguia sair de casa. Agora voltei a sair. Passei também a passear com meu filho. Tenho algumas dores ainda, mas nada se compara ao que passei”, relatou emocionada e agradecida a Deus e agradecendo a todos.

Autor da Própria Saúde

Forjaz é responsável pelo canal no YouTube “Autor da Própria Saúde”. O canal, atualmente, é considerado a maior enciclopédia de vídeos a respeito de plantas medicinais do Brasil, com cerca de 300 vídeos gratuitos.

Já atualizou seus dados na Unidade Básica de Saúde?

É através do seu contato telefônico que a equipe de saúde comunica o agendamento de consultas, exames e cirurgias marcadas. Se o seu telefone não estiver atualizado no seu cadastro, que fica na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, isso pode prejudicar o contato para que você seja avisado. Por isso, manter o cadastro atualizado na UBS é fundamental.

Procure a sua UBS e atualize seus dados! A renovação cadastral é prática e rápida.

 

Repórter: Edivaldo Miranda

Foto: Paulo Pereira

Data: 09/08/2018