Centro de reabilitação prestes a ser inaugurado

Após mais uma vistoria do Ministério da Saúde, obras estão em fase final de execução

Centro de Reabilitação (CER IV) será inaugurado no primeiro semestre de 2018 e vai atender mais de 1.700 pacientes por mês

As obras do Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), localizado no bairro Europa, na Regional Sede, entram na reta final. Uma das etapas previstas para a entrada em operação do equipamento foi concluída, pois entre esta segunda e terça, 8 e 9 de janeiro, o espaço foi vistoriado pela arquiteta Lucienne Lopes, representante do Ministério da Saúde, que fez uma avaliação das obras.

Segundo o secretário de Saúde Bruno Diniz, com a conclusão das obras e a liberação do Ministério da Saúde, a expectativa é que o CER IV seja inaugurado no primeiro semestre desse ano. “A inauguração do CER IV é um marco para a saúde de Contagem. Esse equipamento é um dos mais importantes entre os que serão entregues a população”, concluiu Bruno Diniz.

before

Estrutura foi avaliada pelo Ministério da Saúde

O equipamento é destinado a ampliação dos serviços de saúde direcionados às pessoas com deficiências. A previsão que o CER IV atenda cerca de 1.700 pacientes por mês. Além de Contagem, somente Diamantina e Três Corações possuem uma unidade do Centro Especializado de Reabilitação. Sendo o CER IV implantado em Contagem o mais completo do Estado.

O Centro Especializado em Reabilitação é incluído na categoria IV, por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. Em Contagem, o grande diferencial em relação aos outros centros de reabilitação do estado é a oficina ortopédica construída para confecção de órteses e próteses dos usuários assistidos.

Inacabada

Em 25 de agosto de 2015, a gestão anterior assinou a ordem de serviço para construção do CER IV. A obra teve início em 15 de julho do mesmo ano, com a previsão de entrega para 15 de junho de 2016. No final de 2016, o prédio foi inaugurado, com obras inacabadas, sem luz e equipamentos.

A gestão do prefeito Alex de Freitas e do vice William Barreiro retornou as obras imediatamente. A partir de então, estão sendo feitas as intervenções para readequação do espaço.  A expectativa que o CER IV seja inaugurado, de fato, no primeiro semestre de 2018.

Repórter: Lucas Santos

Fotos: Fábio Silva