Carreta de saúde bucal atende pacientes na regional Sede

Atendimento começa nessa quinta-feira (11), na praça Tiradentes

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité e o Sesc Minas vão instalar na praça Tiradentes, no centro da cidade, a carreta OdontoSesc. O objetivo é ofertar tratamentos bucais, com complexidades baixas e médias, dentro do conceito de Atenção Básica de Saúde aos moradores da regional Sede.

Serão realizados 130 atendimentos a pacientes, já selecionados, que passaram pelo acolhimento no Distrito Sede. Os beneficiados estão recebendo telefonema da Secretaria de Saúde, com informação do dia e horário da consulta. Os pacientes menores de idade só serão atendidos com o acompanhante legal.

A previsão é de que a carreta faça os tratamentos até o dia 30 de maio. Os atendimentos ocorrerão em dois turnos, de 8h às 12h e de 13h às 18h, dependendo da demanda local. Os pacientes que faltarem à consulta ou chegarem atrasados perderão o atendimento.

A unidade móvel conta com quatro consultórios odontológicos completos, área de escovação supervisionada, sala de estetização e sala de raios-X. Quatro dentistas e dois técnicos em saúde bucal fazem parte do programa.

Na carreta serão oferecidos os seguintes serviços:
• Restaurações em resina fotopolimerizável, amálgama e cimento de ionômero de vidro (CIV);
• Tratamento de canal (dentes anteriores);
• Cirurgias simples (extrações simples e restos radiculares);
• Remoção de tártaro, limpeza e escovação supervisionada;
• Radiografias odontológicas para pacientes em tratamento na Unidade Móvel;
• Identificação e encaminhamento de casos de patologias bucais e alterações bucais e sistêmicas para atendimento especializado.

Reportagem: Camila Gonçalves (sob supervisão de Júlio César Santos)
Foto: Ricardo Lima
Data: 10/04/2019