Capacitação de ortopedia fortalece habilidades de profissionais do Complexo Hospitalar

Unidade realiza mais de 150 procedimentos cirúrgicos ortopédicos por mês

Cirurgiões e instrumentadores do Centro Cirúrgico do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) participaram de um workshop para fortalecer as habilidades na utilização das novas caixas de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) usadas durante as cirurgias ortopédicas.

O complexo é responsável por mais de 150 procedimentos cirúrgicos, eletivos e de urgência, no mês. Deste número, a maioria são casos ortopédicos. “Hoje, o Centro Cirúrgico da unidade é referência de traumatologia. Desta maneira, além de contar com uma equipe preparada, é essencial possuir materiais de qualidade”, ressaltou a coordenadora do Centro Cirúrgico do CHC, Natalia Nascimento.

O treinamento foi realizado no auditório do Centro Materno Infantil (CMI). Para o coordenador da Ortopedia, Leonardo Eustáquio Vaz Amaral, o conhecimento acerca do material é imprescindível para aprimorar a técnica, o que garante uma assistência de qualidade à população que depende do serviço.

Os OPME podem ser permanente ou transitório, utilizados para auxiliar as funções de um membro e até substituir partes do corpo, evitando deformidades ou sua progressão ou, ainda, compensar insuficiências funcionais. São equipamentos importantes para as assistências ortopédicas.

 

 

 

Foto: Bruna Alves

Data: 08/08/2019