Agentes de saúde do Parque São João visitam Inhotim em Brumadinho

Agentes de saúde e usuárias da UBS Parque São João visitam o Inhotim

O dia foi dedicado a momentos de relaxamento e contemplação com direito a um piquenique no instituto que é considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo

Agentes de saúde e usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São João aproveitaram a última quarta-feira (06) para descansar e ter momentos de lazer no Inhotim, em Brumadinho. O cenário de natureza exuberante foi palco para o encerramento do programa “Cuidando de Quem Cuida da Saúde (Cuidar com ACS)”. A ação teve como parceira a Sociedade Mineira de Amparo Social (SOMAS).

O encontro teve como objetivo o fechamento da programação das agentes de saúde do programa “Cuidar de Quem Cuida da Saúde” e também contou com a participação dos usuários da UBS. 

“A gente fez um trabalho de cuidar de quem cuida da saúde. As agentes estão diariamente nas residências”, explicou a gerente da UBS Parque São João, Franciele Daiana Leias.

O grupo aproveitou para fazer novas descobertas e se aventurar nas grandes obras expostas no Inhotim. No início, a assistente social Rosemaria Miranda fez uma atividade de relaxamento com o grupo, que depois partiu para o dia de lazer. Entre muitas obras, elas puderam apreciar a flora e a fauna do instituto. Para finalizar, fizeram um piquenique.

Franciele Leias destacou ainda que ter sido realizado um trabalho de mais de um ano, com mais ou menos vinte e quatro encontros.  “Uma vez por mês, a gente encontrava e fazia algum tema diferente, mas todos com o foco relacionado ao trabalho”, relembrou.

Ainda de acordo com a gerente, o agente de saúde tem um papel muito importante de cuidar das pessoas, então nada mais justo que convidá-los para um momento de descanso, lazer e para ter uma maior interação. 

“Elas se sentem valorizadas, são profissionais que melhoram o convívio com a comunidade. Hoje, elas entendem que aqui é respeito”, concluiu Franciele.

Para as agentes de saúde, esse encontro foi um momento importante. “Esse ciclo foi muito importante. O símbolo que trouxe para mim foi de união. Foi um momento de lazer e foi muito gratificante, sentimos felizes e realizadas. Ter esses momentos é muito importante”, destacou a agente de saúde Marília Garcia.

A usuária Antonia Oliveira Barreto contou que foi um dia muito especial para ela. “Achei maravilhoso, um dia de descontração, aprendizado e de convivência, foi um crescimento na minha vida. Vai ficar marcado aquele momento que ficamos sentadas fazendo um piquenique, foi um momento de grande união e confraternização”, concluiu.

O “Cuidar com ACS” é um projeto realizado pela gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São João e a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rosemaria Miranda. “O diferencial desse trabalho é que coloca o agente de encontro com a vida dele e convida para se olhar e conseguir ir e cuidar dessa realidade”, explicou a assistente social.

 

Texto e Foto: Lorena Campos

Data: 11/11/2019