Agentes comunitários de saúde passam por capacitação

Durante três meses eles aprenderam técnicas para melhorar o atendimento ao paciente idoso

Os agentes comunitários de saúde das equipes de saúde do Distrito Industrial concluíram na manhã desta quinta-feira (11) o curso de cuidador de idosos. Durante três meses eles puderam aperfeiçoar técnicas de cuidados com os pacientes.

O curso foi promovido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), da secretaria de Saúde de Contagem. A iniciativa é inédita no Distrito. Nos cinco encontros puderam conhecer o trabalho desenvolvido por meio de fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional e odontologia. Os participantes atuaram na escolha dos temas

A dentista Vanessa Gonçalves dos Santos Duarte, que trabalha na UBS João Evangelista, foi responsável por ministrar a palestra sobre saúde bucal do idoso acamado. Segundo ela, os cuidados mais importantes com os pacientes idosos são relação à higienização da mucosa e dos dentes. “Isso é importante para todos, mas os idosos precisam ficar atentos à questão do câncer bucal que tem como fator de risco a idade”, destacou.

Já assistente social Sara Ferreira destacou a importância das relações familiares e como o profissional de saúde deve estar ligada a elas. “Essas relações tem que ser saudáveis, e isso é construído no cotidiano. Quando a velhice chega, o sentimento de pertencimento de família vai impactar na vida desse idoso e isso vai fazer uma diferença grande nos cuidados”.

A agente comunitária de Saúde Emilia Gonçalves foi uma das participantes do curso. A profissional aprovou a iniciativa e disse que vai colocar o aprendizado em prática. “Trabalho na área da saúde há 12 anos e essa é uma oportunidade de me aperfeiçoar. Espero que sejam desenvolvidas mais capacitações para que possamos atender ainda melhor nossos pacientes e até mesmo nossa família” comemorou.

Reportagem: Camila Gonçalves (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Foto: Fábio Silva
Data: 11/04/2019