Ação fala da importância em cuidar da saúde mental

Primeiro passo é conscientizar a população sobre como buscar as formas de tratamento com os profissionais da área

Secretaria de Saúde promoveu debates e atividades culturais dentro do “Janeiro Branco”

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (24), o segundo dia do “Janeiro Branco” com ações voltadas para a saúde mental. O evento, ocorrido no Parque Ecológico do Eldorado, contou com a participação da comunidade e de setores da Secretaria de Saúde.

A diretora da Saúde Mental, Luiza Mara Lima, ressaltou que é preciso esclarecer a população sobre os cuidados e à importância de falar sobre o tema.  Segundo ela, o crescimento exponencial de pacientes que adquirem problemas de saúde mental é preocupante e precisam ser discutidos para a construção de ações eficazes na prevenção. “Encontrar o ponto de equilíbrio em si, trará resultados satisfatórios e prevenirá problemas futuros”, disse.

O médico do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), Túlio Zulato, disse que o primeiro passo é conscientizar a população sobre como buscar as formas de tratamento com os profissionais, pois isso impacta diretamente na sua saúde. Para ele, o quadro mais comum é de trabalhadores com problemas psicológicos, causados por cobranças excessivas no trabalho.  “Prevenir ainda se torna o mecanismo mais adequado para a boa saúde dos trabalhadores”, define.

before

Atividades descontraíram o público presente

Convidada para o evento, a Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Simone Cecília de Melo, falou sobre o importante trabalho de conscientização promovido dentro do “Janeiro Branco”. Além disso, ela lembrou que integrar os pacientes em um espaço público e discutir sobre a saúde mental traz um novo olhar e abre horizontes para os familiares e pacientes. “Integrar pacientes e sociedade quebra paradigmas e cria vínculos mais harmoniosos”, conclui.

O evento ainda contou com apresentações de Teatro com os grupos Cultivarte e Agente em Cena, de música com Mestre Amâncio e Lemoel Matias, contação de histórias com o grupo 1,2,3 Contagem de Histórias, além de aulas de Lian Gong.

Repórter: Jaiderson Henrique (sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Adélcio R. Barbosa

Data: 25/01/2018