Home

O IPTU - Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana incide sobre a PROPRIEDADE de IMÓVEIS URBANOS:

  • Imóvel territorial - "lotes vagos".
  • Imóvel predial não residencial - comercial, industrial ou de serviços.
  • Imóvel predial residencial.

O IPTU é muito importante para as finanças da Prefeitura de Contagem e da maioria das prefeituras do Brasil. O retorno você vê em projetos que vão mudar a vida da cidade, como melhorias na infraestrutura e nos serviços de saúde e educação.

O IPTU também ajuda na realização de serviços de capina, manutenção de parques e praças e no pagamento de profissionais da saúde e educação.

Prazo para pedido de revisão de lançamento do IPTU foi prorrogado para 27 de abril. Contribuinte pode solicitar a revisão pela internet na página da Receita Municipal

Os contribuintes que não estiverem de acordo com a notificação de lançamento do IPTU poderão requerer a revisão. O prazo que terminaria nesta terça-feira (10), foi prorrogado para 27 de abril.

Para evitar filas e oferecer maior comodidade, há a opção de o contribuinte requerer a revisão pela internet, na página da Receita Municipal. (clique aqui). Pelo serviço, não é necessário comparecimento ao atendimento presencial. O próprio sistema permite que sejam enviados os documentos que forem necessários. Após a verificação da solicitação, será instaurado processo administrativo, e informado o número do protocolo, em mensagem enviada ao e-mail do solicitante. Também pela internet, poderá ser feito acompanhamento do pedido.

Também estão disponíveis na página da Prefeitura de Contagem e da Receita Municipal outros serviços para evitar que o contribuinte tenha que se deslocar aos postos de atendimento, como por exemplo, a consulta lançamento e isenção do IPTU.

Para o atendimento presencial para pedidos de revisão e isenção, a Prefeitura disponibilizou, além da Receita Municipal, mais dois locais de atendimento ao contribuinte: Sede da Prefeitura, com atendimento de segunda à sexta-feira, de 8:30 às 16h30min, e Shopping Contagem (piso 3) de 10 às 18h30.

Pague a cota única e evite correção monetária

O pagamento do valor integral do IPTU 2018 poderá ser feito até o dia 10/04/2018 ou poderá ser parcelado em até 9 (nove) parcelas mensais com correção de 1% sobre o valor da primeira parcela.

O valor poderá ser pago em até 9 (nove) parcelas mensais e sucessivas, com valor de cada parcela não inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais).

O pagamento da primeira parcela deve ser feito até o dia 10/04/2018, as demais parcelas devem ser pagas até o dia 10 de cada mês.

Secretaria de Comunicação e Transparência | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria de Comunicação e Transparência