Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Seplan promove treinamento de planejamento e orçamento público

Curso voltado aos servidores alinhou formas de trabalho e disseminou conhecimento técnico de gestão

Andreza Santos/Gabriela Felipe

A secretária Marilena Chaves destacou a importância do curso para os servidores

Com o objetivo de alinhar os conhecimentos e ferramentas a serem utilizados para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), do Plano Estratégico, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) promoveu nos meses de junho e julho, divididos em 3 edições, o curso denominado “Treinamento em Planejamento e Orçamento Público”. Com carga horária de 12 horas, o curso alcançou cerca de 70 servidores.

O conteúdo de planejamento abordou assuntos como a relevância de se planejar no setor público, destacando os conceitos de PPA e de Planejamento Estratégico, assim como suas principais etapas e fases. O método gerencial PDCA, que é uma ferramenta de gestão, tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar, fazer, checar e agir, aplicado à resolução de problemas da cidade. As ferramentas de monitoramento também foram discutidas. 

No módulo de orçamento, o foco foi a explicação da LOA, cuja elaboração já começou, assim como as regras para a execução orçamentária dos órgãos. Da mesma forma, a portaria nº 002/2017, que prevê uma série de regras e premissas para os processos orçamentários, foi apresentada. Os servidores também puderam acompanhar como são emitidos os relatórios do Sistema de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Sicof) e como devem ser preenchidos os formulários de provisões e suplementações.

Na segunda parte de cada módulo, foram trabalhadas atividades práticas como forma de exemplificar todo o conteúdo visto anteriormente. Em grupos plurissetoriais, os servidores foram desafiados a propor soluções integradas e completas para problemas complexos de Contagem. A integração entre as áreas e órgãos, assim como o trabalho embasado por fatos e dados foram as principais marcas do curso. 

before

Curso promoveu interação entre órgãos da prefeitura

Além de promover a interação entre órgãos e disseminar conhecimento técnico em gestão e orçamento, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão se preocupou em conhecer os servidores responsáveis pelas áreas e promover a comunicação de todos na elaboração das entregas legais de 2017. Ao final de cada edição, uma pesquisa de satisfação foi aplicada e o retorno se mostrou extremamente positivo e gratificante para os organizadores, reforçando a necessidade de interação entre a Seplan e as áreas finalísticas em prol da eficiência e melhoria da gestão pública de Contagem.

   

REPÓRTER: Seplan/Daniel Paiva    FOTO CRÉDITO: Andreza Santos/Gabriela Felipe   

PUBLICAÇÃO: 01/08/2017 16:24:31