Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Workshop debate diretrizes do Plano Estratégico Contagem 2030

A partir desta quarta-feira, 1º de novembro, a população pode opinar sobre o que quer para o futuro da cidade

Rafael DSouza

A secretária Marilena Chaves conduziu os trabalhos durante o workshop

Pensar no presente como uma forma de construir um futuro sustentável para o município e, socialmente, justo para as pessoas, lembrando que ações promovidas hoje terão reflexos no futuro.  Dessa forma, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), promoveu nesta terça-feira (31), na Faculdade UNA, workshop de validação do Plano Estratégico Contagem 2030. O objetivo da ação foi unir servidores, empresários e a comunidade acadêmica na construção e consolidação das diretrizes do plano. 

Na oportunidade, foi lembrado que a partir de amanhã (1º) a população poderá participar efetivamente dessa construção pela internet (Clicando aqui), ou pelo aplicativo Colab (rede social voltada para cidadania), que pode ser baixado pelo sistema Android ou pelo IOS ou pelo link (Clique aqui), contribuindo com sua experiência sobre a cidade, apontando os erros e mostrando o caminho que considera ser o melhor no futuro.

O planejamento estratégico é baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030, que está dentro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dessa forma, Contagem adere ao chamado da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca um futuro próspero e justo para a raça humana e sustentável para o planeta.  

Segundo a secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marilena Chaves, o workshop foi uma reunião de trabalho, que tem por objetivo a construção do plano com a efetiva participação da comunidade. A secretária lembrou que ter um planejamento e uma administração organizada, gera mais investimentos. “Ninguém olha uma cidade desorganizada e sem governança para investir. Um planejamento adequado torna a cidade competitiva e atrativa investimentos privados e de organizações internacionais. Nosso objetivo é construir uma cidade sustentável, inclusiva, moderna, próspera, inteligente e transparente. Espero que esses adjetivos possam conduzir esse sonho”, disse. 

Os participantes do workshop debateram e sugeriram diretrizes dentro dos eixos do Plano Estratégico Contagem 2030, que são sete: Vida Saudável e Segura, Nova Educação, Inovação e Competitividade, Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Sustentável, Proteção Social e Governança Integrada. A esses eixos estão alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

   

REPÓRTER: Daniel Paiva    FOTO CRÉDITO: Rafael DSouza   

PUBLICAÇÃO: 31/10/2017 16:46:56

Workshop do Plano Contagem 2030