Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Estrutura
 
Diretoria de Apoio Operacional
Rua Portugal, 8 - Bairro: Eldorado – Contagem
Horário de funcionamento:

8:00 às 17:00 horas

 
Telefone: 3356-4533
 
Atribuições:

São atribuições da Diretoria de Apoio Operacional:

I - atuar como Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Habitação, com as seguintes atribuições principais:
a) coordenar e prestar suporte técnico-operacional ao Conselho Municipal de Habitação, incluindo a elaboração e divulgação de pautas, das atas de reuniões, organização das reuniões, o assessoramento aos membros do Conselho;
b) elaborar normas relativas à política municipal de habitação;
c) coordenar as reuniões das Câmaras Técnicas e Comissão de Ética do Conselho Municipal de Habitação, e fazer o encaminhamento das discussões para deliberação nas reuniões do Conselho;
d) prestar suporte para a realização da Conferência Municipal de Habitação.
II - exercer a Coordenação de Programas do Pró Moradia, incluindo as seguintes atividades:
a) organizar o processo de inscrição de candidatos;
b) planejar e executar o cadastramento de famílias;
c) controlar a indicação de famílias pelos núcleos de moradia para pontuação;
d) encaminhar para a Instituição Financeira processos das famílias cadastradas;
e) realizar a análise socioeconômica dos processos reprovados e com pendências;
f) realizar sindicâncias de candidatos selecionados para atendimento habitacional para subsidiar análise socioeconômica;
g) realizar a interlocução com a Instituição Financeira;
h) manter atualizado o cadastro de famílias beneficiárias pelo Programa;
i) acompanhar o processo de aprovação, sorteio de chaves, assinatura de contrato de financiamento das famílias aprovadas;
j) acompanhar a implementação das atividades do trabalho social junto às famílias beneficiárias;
III - prestar informações sobre a política habitacional do município ao público em geral;
IV - subsidiar a elaboração de chamamentos públicos e convênios;
V - coordenar o trabalho social da Subsecretaria com definição, implementação e monitoramento da metodologia de trabalho;
VI - planejar e coordenar as estratégias de intervenção social e acompanhamento social nos empreendimentos implantados pelos programas da Subsecretaria, bem como em ações específicas para as quais ela for demandada a participar;
VII - organizar interfaces entre as diversas ações sociais da, bem como com os demais órgãos da rede social da Administração Municipal
VIII - aprimorar os mecanismos de participação social e de interface com as comunidades atendidas;
IX - dar parecer técnico quanto a casos que forem solicitados pelas diversas áreas;
X - dar diretrizes e orientações para a prestação de novos contratos e licitações de trabalho social a serem contratadas pela Secretaria;
XI - coordenar a unicidade de informações referentes às ações sociais executadas pela Subsecretaria; e
XII - executar outras atividades definidas pela Superintendência à qual se subordina bem como destinadas à consecução de seus objetivos.