Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Mais eficiência com implantação do Sistema de Gestão de Qualidade

Executivo municipal espera profissionalizar a gestão pública, estabelecendo cooperação e intercâmbio entre os órgãos

Cassio Matias

Prefeito Alex de Freitas assina protocolo que estabelece ampla cooperação entre os órgãos municpais

Contagem dá mais um passo na profissionalização da gestão pública. Foi firmado na terça-feira, (22), acordo entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Defesa Social, Desenvolvimento Social e Habitação, Trabalho e Renda e Controladoria Geral do Município, e consultores para implantação do Sistema de Gestão de Qualidade baseado na norma NBR ISO 9001:2015. 

O protocolo tem o objetivo de estabelecer ampla cooperação e intercâmbio entre os órgãos e disponibilização de consultoria e treinamento para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade na Guarda Civil, Restaurante Popular, Controladoria e Sistema Nacional de Emprego (Sine), por meio do Programa Contagem Pró-ISO.

O sistema visa aumentar o grau de profissionalização do serviço público municipal, além de garantir maior capacidade técnica aos servidores, possibilitando melhor qualidade no desenvolvimento de políticas públicas. A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com a certificação também trará amplos benefícios à execução da prestação de serviços públicos como redução de custos, melhoria da estrutura interna, favorecimento ao maior índice de motivação funcional, maior integração entre os setores, melhoria da qualidade e da produtividade, entre outros.

O Sistema de Gestão integra o Programa Contagem Pró-ISO, criado há 19 anos já capacitou mais de sete mil pessoas. Com intuito de reunir esforços e dar uma dimensão maior ao programa, o acordo inclui diversas áreas da administração municipal para colaboração conjunta e início das ações de forma imediata.

Para a coordenadora do Contagem Pró-ISO, Cristina Romero, este é um momento histórico e sonhado por quem se dedica às atividades de capacitação e qualidade. “Queremos, cada vez mais, valorizar o trabalho dos servidores. Com as consultorias, treinamentos e planejamento as informações serão mais transparentes. Com isso, ganha o servidor, o governo e a população, que passará a perceber a melhora nos serviços prestados”, enfatizou.

Algumas das atribuições do Programa Contagem Pró-ISO na inserção do sistema é o acompanhamento a implantação das diversas normas, treinamentos, assessoramento dos consultores e articulação de custos reduzidos nas atividades de certificação, junto aos órgãos certificadores.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, reforça que desde o início da gestão o Pró-ISO vem sendo fortalecido, algumas ações foram retomadas e outras criadas. “Estamos conseguindo melhorar cada dia mais e agora novas áreas vêm somar ao nosso trabalho. Time que trabalha unido gera oportunidades, com consultores qualificados e apoio maior das outras secretarias o Sistema de Gestão vai melhorar a qualidade e a produtividade, além de gerar mais confiança e satisfação nos serviços públicos”, salientou.

Os consultores terão o papel de sensibilizar os setores para a implementação do sistema, definir um grupo gestor de qualidade, elaborar a política de qualidade, estabelecer as metas e objetivos de implementação e certificação, cronograma de trabalho, realização de auditorias internas, acompanhamento das auditorias externas e outras funções.

De acordo com Weber Dias Oliveira, controlador Geral do Município, a implantação da gestão de qualidade tem importância fundamental para a Controladoria em Contagem. “Na medida que a atual gestão assumiu como diretriz a transparência de um governo aberto, nada melhor que a adoção de medidas voltadas ao fortalecimento dos processos de trabalho, com vistas a estabelecer padrão de qualidade elevado. A Controladoria, com o quadro de servidores qualificados que possui, facilitará o entendimento dos consultores quanto aos métodos aplicados e produtos por ela entregues. Buscaremos elevar os requisitos mínimos de nossos trabalhos, objetivando ser um órgão mais efetivo de colaboração com as secretarias municipais e órgãos de controle externo, mas primordialmente, teremos como foco a imparcialidade na aplicação de leis, integridade e transparência” destacou.

Segundo o presidente do Centro Industrial de Contagem (Cinco), Adimilson Moura, o sistema padronizará processos e procedimentos, vai melhorar a interface com o usuário e gerar resultado para o contribuinte. “Queremos garantir ao cidadão um serviço mais ágil e com menor número de erros possíveis. O nosso principal objetivo é melhorar a prestação de serviços nos restaurantes populares, no Sine, nas praças e em outros locais. O sistema irá gerar mais produtividade, integração dos servidores e efetivamente todos ganham com este processo”, afirmou.

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 22/06/2017 16:51:05

Mais eficiência com implantação do Sistema de Gestão de Qualidade