Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Comunidade escolar recebe informações sobre EducaOnline

Ações visam orientar sobre o uso e preservação dos notebooks pelos estudantes municipais

Leonardo Melo

Reuniões para explicar a funcionalidade do sistema estão acontecendo em toda cidade

A partir do próximo ano, estudantes e professores do 6º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino vão receber um notebook para uso e estudo. Serão mais de 5.500 equipamentos que proporcionarão aulas mais dinâmicas e interativas.

A tecnologia auxiliará no aprendizado. Os equipamentos serão utilizados pelos estudantes em sala de aula e em casa. Por isso, foi criada uma rede de proteção na qual pretende conscientizar a população sobre a importância   da preservação do bem público.

Durante todo o mês, uma comitiva formada por educadores, agentes de segurança, guardas civis, polícias militar e civil, articuladores comunitários e pais se reuniram para conhecer o projeto e formas de proteger, cuidar e preservar os equipamentos. Os debates ocorreram em escolas das oito regionais.

Os notebooks, são de uso exclusivo para o estudo. Por isso, caso não esteja em poder do estudante, será bloqueado e rastreado. “A funcionalidade é voltada para o aprendizado. Caso ocorra algum extravio, o estudante irá comunicar à escola e o equipamento será bloqueado e rastreado imediatamente”, ressaltou a gestora de formação da Seduc, Ghisene Alecrim.

Além dos notebooks, as salas serão equipadas com lousas digitais. O conteúdo trabalhado pelo professor estará disponível nos equipamentos dos estudantes. Os professores que utilizarão as ferramentas tecnológicas passarão por formação.

O EducaOnline é uma ação de empoderamento para as comunidades com o uso das tecnologias sociais e de telecomunicações. O uso da informatização escolar é inédito em Contagem. As ferramentas propõem modernização nos conceitos de ensino/aprendizado. Um exemplo é que os conteúdos criados pelos estudantes em sala de aula poderão ser usados como influenciador em forma de conhecimento. Com isso, além do professor, o aluno também poderá ser um formador social ao ter o material produzido por ele sob domínio público.

   

REPÓRTER: Júlio César Santos   FOTO CRÉDITO: Leonardo Melo   

PUBLICAÇÃO: 23/11/2017 16:08:36