Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Motoristas e pedestres participam de ações de conscientização no trânsito

Ações promovidas pela Transcon e por parceiros levaram conhecimento e educação no trânsito

Cassio Matias

Ações de educação e conscientização contribuem para um trânsito mais seguro

Com uma programação  de ações de conscientização de trânsito, espalhada pela cidade, as comemorações da Semana Nacional do trânsito, que em 2017 teve o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, se encerram hoje (22). A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) trabalhou diversos temas com a população, mostrando aos cidadãos os direitos e responsabilidade que cada um tem no trânsito. 

Em uma dessas ações, a campanha “Viva melhor todo dia”, promovida pela Rede Globo Minas e com o apoio da Transcon, fez na quinta-feira (21) uma ação na avenida João César de Oliveira, no semáforo em frente à Praça Iria Diniz. A campanha trouxe como mensagem a valorização e o incentivo, atitudes corretas no trânsito. Em Contagem, um dos maiores desafios é absorver o fluxo intenso de veículos que vem de Belo Horizonte e outras cidades vizinhas. 

Contagem é uma cidade que, além do próprio fluxo urbano, é cortada por várias rodovias e recebe ainda a influência metropolitana de diversas cidades vizinhas, o que acarreta em um trânsito mais intenso e consequentemente mais perigoso. Segundo o coordenador-geral da Transcon, Leonardo Gonçalves Reis, uma alternativa para distribuir melhor o fluxo e manter a cidade em movimento são as operações promovidas pela Transcon,  que cria  mecanismos e ações para manter o trânsito seguro. 

 O coordenador-geral da Transcon, Leonardo Gonçalves Reis, ressalta  sobre a importância de ações como a Semana Nacional do Trânsito para uma mobilidade mais segura e humana. “A parte operacional na realidade é garantidora do funcionamento da cidade. O que vai atingir os usuários são realmente as campanhas, o trabalho educativo e a conscientização das pessoas”, disse. Ele ainda enfatizou que motoristas e pedestres, conscientes das estatísticas e dos riscos, facilitam o trabalho e conseguem ter uma condução mais segura.  

Na tarde dessa sexta-feira, a Transcon encerrou a semana com uma blitz educativa, em parceria com a Polícia Militar e alunos da Escola Estadual Doutor José Roberto Aguiar, na Praça Rinaldo Cota Arnaldo. 

Com uma mensagem positiva e várias ações, a Semana Nacional do Trânsito se encerra deixando uma mensagem positiva entre os condutores que destacam a importância da mesma para a melhoria no trânsito. “Essas ações ajudam bastante na melhoria do trânsito”, disse Sérgio Barbosa. Na mesma linha, Maria Geralda da Silveira, diz que a cidade está saturada de veículos e que cada um deve fazer a sua parte. “Eu acho que é muito carro, então tem que procurar melhorar mais para a gente andar melhor.”

   

REPÓRTER: Sarah Mansur (Sob supervisão de Daniel Paiva)   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 22/09/2017 14:27:15

Ações de conscientização no trânsito