Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Ação leva orientação e serviços à região do Petrolândia

Atendimento jurídico, corte de cabelo, rua de lazer, informações sobre saúde bucal e muito mais

Ricardo Lima

Nem mesmo a chuva impediu a participação da comunidade no evento

A Prefeitura de Contagem foi parceira, neste domingo (26), de mais uma edição do Pacto pela Paz, um programa com a característica cívico social que conta com grande participação popular. O evento visa ocupar os espaços públicos numa ação conjunta entre órgãos de segurança e secretarias municipais levando serviços, orientação e palestras aos cidadãos. Apesar da chuva branda, moradores se dirigiram ao local buscando os serviços e orientações disponibilizadas nas tendas montadas na praça Lúcio de Abreu.

Foram oferecidos: medição de glicemia, saúde bucal, corte de cabelo, orientação jurídica pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Contagem), orientações sobre Defesa Civil e cuidados em período chuvoso. Também havia água potável fornecida pela Copasa e a orientação sobre doenças transmitidas por animais peçonhentos e a sua prevenção, bem com a apresentação sobre aves de rapina.

Ao falar sobre a característica cívico e social do evento, o secretário-adjunto de Defesa Social, Coronel Antônio de Sales Fiúza, destacou a importância da integração entre os órgãos e secretarias que tratam da prevenção à violência e exemplificou. “Se uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atende um caso de menor em situação de vulnerabilidade social, este atendimento há que se ter continuidade numa ação integrada entre órgãos’, disse. 

Para o secretário as ações só terão efeito para este menor e sua família se forem integradas no âmbito da educação, de assistência social, de saúde e/ou de órgão da defesa social. 

before

Diversos serviços foram oferecidos

   Cabelo

Carlos Antônio, morador do bairro Bernardo Monteiro, levou seus dois filhos para participar das atividades na praça do Lúcio de Abreu. Mesmo após uma caminha de 15 minutos ele aguardava o corte de cabelo dos filhos André e Isac com tranquilidade. “Esta é uma oportunidade para o corte gratuito e de qualidade”, disse Carlos Antônio, falando sobre o serviço oferecido.  

O cabeleireiro profissional Clebersom Campos faz parte da turma de cabeleireiros voluntários: “Barbeiros do Brasil”. Ele está sempre presente nas ações do Pacto pela Paz. “Há eventos deste tipo em que atendemos gratuitamente a 200 cortes num dia”, disse. Clebersom explicou ainda que o corte mais usado ultimamente pela juventude masculina é chamado de “disfarçado ou degradê”.  “Tipo de corte militar já existente em 1838 e utilizado pelo exército irlandês”, informou.

Ação 

A iniciativa do evento “Lazer na Praça e Pacto pela Paz” é da Secretaria de Defesa Social de Contagem e, neste domingo, a sua abrangência foi com moradores dos bairros Santa Helena, Chácaras Contagem, Vila Belém e Lúcio de Abreu.

O evento é uma Ação Cívico Social (Aciso) da Policia Militar, em parceria com a Rede de Vizinhos Protegidos da região do Lúcio de Abreu. A ação conta com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Guarda Civil, Federação Estadual das Associações dos Conseps e de Defesa Social de Minas Gerais (Feaconsep), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Contagem, comerciantes e voluntários, Fundação de Cultura (Fundac) e Regional Petrolândia.

   

REPÓRTER: Noeme Ramos    FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima    

PUBLICAÇÃO: 27/11/2017 19:24:37

Ação cívico social - Pacto pela Paz