Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Dia Internacional Contra a Corrupção comemorado em Contagem

Controladoria-Geral comemora os resultados e inovações aplicadas no combate à corrupção

Elias Ramos

Evento divulga práticas de integridade e combate à corrupção no Município de Contagem

Com base nos resultados das atividades e ações promovidas pela Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria, a Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-Geral do Município, comemorou, nesta sexta-feira (15), o Dia Internacional Contra a Corrupção e os avanços da gestão com relação ao tema. 

De acordo com o Escritório das Nações Unidas, anualmente, mais de 5% do PIB global é objeto de corrupção e desvios, o que prejudica a prestação de serviços públicos e qualidade de vida dos cidadãos.

Nesse sentido, o objetivo do evento é divulgar as práticas de integridade e combate à corrupção no Município de Contagem, bem como apresentar os resultados das ações de controle executadas pela Controladoria-Geral, em cumprimento aos princípios da transparência e eficiência. 

O controlador Weber Dias Oliveira, que abriu o evento ocorrido no auditório da prefeitura, disse que o combate à corrupção deve ser feito com a prevenção e com instrumentos de gestão. “Partimos da base que orienta o decreto nº 114/17 que institui a sistemática, qualificação e o registro dos benefícios do Controle Interno, para que haja realmente diferença nos investimentos dos recursos públicos para as áreas sociais, às quais a população tem direito”, destacou Weber Dias, que agradeceu o empenho de toda a equipe da Controladoria.

Ao apresentar resultados gerais, o controlador destacou que os instrumentos de governança estão sendo utilizados. Também citou as inovações implementadas como a Declaração Eletrônica de Bens; o Fundo Municipal de Controle Interno e o Termo de Compromisso de Gestão.

Ao fazer a sua explanação, o auditor-geral, André Virgílio da Costa Hilário, exemplificou o trabalho do setor de Auditoria demonstrando a dinâmica do Ciclo de Controle - Normatização, Capacitação e Monitoramento.

A corregedora Kátia Maria Caldeira Alves falou sobre o Termo de Ajustamento Disciplinar (TAD). “O TAD é útil, rápido e configura a chance de evitar a instauração de um processo em desfavor do servidor”, explicou.

O ouvidor Guilherme Gilliard, por sua vez, ressaltou a facilidade de acesso do cidadão para abertura das manifestações "O cidadão pode ligar gratuitamente para o número 0800-0313188, usando até mesmo um telefone celular”, explicou. 

O vice-prefeito, William Barreiro, lembrou que o tema corrupção tem ficado na pauta diária dos noticiários, sendo necessário combatê-la e valorizar o emprego dos recursos públicos. “Entretanto, eu acredito neste país. Nunca vamos cruzar os braços” – disse ele, ao ressaltar que com austeridade, neste primeiro ano de governo, os resultados já aparecem.

William disse que ainda que foi concedido uma correção salarial a todo o funcionalismo de 4.5%, o que não acontecia há três anos. “Também estamos recuperando os investimentos para o setor da Saúde e Educação, áreas básicas de uma administração pública”, salientou o vice-prefeito elogiando e agradecendo o empenho da equipe da Controladoria-Geral.

before

Controlador-geral Weber Dias explicou ações da gestão

   Dia Internacional contra a Corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado mundialmente no dia 9 de dezembro, data em que a ONU apresentou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, na cidade de Mérida, no México em 2003.

No Brasil, a entrada em vigor da convenção ocorreu por meio do Decreto nº 5.687/2006, sendo que, nos últimos anos, o Município de Contagem, alinhado com a atuação dos demais Órgãos de Controle, vem comemorando a data como forma de reiterar o importante papel da sociedade no combate às práticas de corrupção.

   

REPÓRTER: Noeme Ramos    FOTO CRÉDITO: Elias Ramos    

PUBLICAÇÃO: 15/12/2017 19:06:30

Dia Internacional Contra a Corrupção