Prefeitura Municipal de Contagem
   

Plano Diretor debatido com Associação Comercial e Industrial

Objetivo do encontro foi estreitar laços com o setor produtivo para a construção de um projeto que atenda toda a sociedade

Geraldo Tadeu

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wagner Donato, participou do encontro

A elaboração do Plano Diretor exige um completo conhecimento da realidade do município, bem como estar familiarizado com as expectativas da população. Desta forma será construído um plano conciso que atenda as demandas da sociedade, setor econômico e do meio ambiente. Pensando nisso, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e das administrações regionais visitaram, na quarta-feira (17), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic). 

Segundo Egmar Pereira Panta, presidente da Acic, esse foi “um encontro informal entre o setor produtivo e a Secretaria de Meio Ambiente, para discutir as propostas para a construção do Plano Diretor de Contagem”, explicou. “O objetivo é que trabalhemos em conjunto para garantir um crescimento sustentável para a cidade”, completou. Ele ainda colocou a Acic à disposição da Semas e garantiu que o objetivo é cooperar. “Pretendemos colaborar com o governo para acelerar a aprovação do Plano Diretor, já que, sem ele, a cidade fica sem norte, pois o município todo perde com a falta dele”, disse.

Egmar ainda destacou a importância do setor produtivo para as discussões. “É importante colocar que nós do setor produtivo não somos entrave, pelo contrário, queremos trabalhar em parceria com o Meio Ambiente. Ressaltando que essa não é uma reunião formal, mas um encontro entre partes interessadas em colaborar para o desenvolvimento de Contagem”, concluiu. 

O secretário de Meio Ambiente Wagner Donato disse que “é importante ouvirmos a todos, discutir com a sociedade, envolver as regionais, tentar levantar as demandas dos mais variados setores, e é isso que estamos fazendo aqui hoje. Fomos convidados pela Acic para esse encontro e viemos com o coração aberto. Temos que promover mais encontros como esse para garantir voz à sociedade”, destacou. 

Na oportunidade as Pré-conferências, realizadas em abril pela prefeitura, foram debatidas e o Gestor da Semas, Marcos Botelho, fez questão de enfatizar a legitimidade da Semas na realização dos debates, pois a Resolução 25 do Conselho da Cidade não impede esse tipo de encontro e destaca que quanto mais consulta popular, melhor para garantir a maior participação possível da sociedade. “Queremos discutir as diretrizes ambientais, mesmo em áreas não ambientais, capacitar os delegados das regionais para que eles possam participar ativamente da conferência para elaboração do Plano Diretor e ampliar o quanto pudermos o diálogo com a sociedade, o que inclui o setor produtivo”, disse Botelho. 

Um novo encontro ficou marcado para 7 de junho, em princípio na Acic, envolvendo a Semas, e demais regionais e secretarias envolvidas na confecção do plano, e representantes do setor produtivo onde serão detalhados as propostas, e os eixos apresentados ao Prefeito, para o novo Plano Diretor da cidade. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade    FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu   

PUBLICAÇÃO: 18/05/2017 15:48:18

Reunião do secretário de Meio- ambiente e regionais com a ACIC