Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Tradição da Folia de Reis mantida viva em Contagem

Cerca de 5 mil pessoas participaram da festa no bairro Industrial

O bairro Industrial virou o centro das atenções em Contagem com o 35º Encontro de Folia de Reis, considerado uma das manifestações culturais mais importantes de Minas Gerais. A festa foi marcada pelo resgate da tradição da passagem dos Três Reis Magos, guiados pela estrela de Belém até o Menino Jesus. Cerca de 5 mil pessoas participaram da festa, que durou 10h.

Um dos momentos especiais foi a homenagem a José Darci Carvalho, conhecido como Zé Goiano, que faleceu no ano passado. Ele fez parte da folia desde a primeira edição, em 1982. O prefeito Alex de Freitas destacou a importância do festival e do trabalho feito por Zé Goiano. “A tradição da Folia de Reis se mistura com a história da nossa cidade. Precisamos lembrar que isso não seria possível sem o senhor Zé Goiano, um pilar para essa linda festa”, disse.

O evento começou por volta das 10h, quando foi servido o almoço para mais de 850 pessoas. Às 12h, foram iniciadas as apresentações dos 20 grupos de folia, de várias regiões do Estado. O presidente da Fundação Cultural de Contagem (Fundac), Paulo Prado, ressalta que será feito um trabalho para manter viva a tradição. “Para nós é uma honra poder contribuir com esse evento tão importante para a cidade. Vamos criar uma oficina de viola e promover outras ações”.

Além dos foliões de Contagem, participaram grupos de Ibirité, Piedade dos Gerais, Betim e Desterro, entre outros. Todos receberam um troféu. Moradora do bairro Industrial, Maria da Conceição comemorou o reencontro com amigos e parentes. "Eu nasci em Piedade dos Gerais, mas há 40 anos moro em Contagem. Fico muito ansiosa a cada folia para colocar o papo em dia com os familiares que deixei em minha terra natal".

   

PUBLICAÇÃO: 09/01/2017 14:18:04

35º encontro de Folias de Reis do bairro Industrial