Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Pré-carnaval no embalo de música e conscientização

Praça da Delp recebe no domingo (4) encontro de blocos e mobilização da campanha “Pule Carnaval, Pule Fora das Drogas”

Rafael DSouza

Um dos graves problemas sociais do mundo atual é o uso abusivo de álcool e outras drogas. Diversos são os fatores que levam jovens a adolescentes a consumirem essas substâncias, inclusive o universo familiar. Pensando em formas de enfrentar esse grave problema, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e com a parceria de diversos setores da administração municipal, promove a campanha “Pule Carnaval, Pule Fora das Drogas”. 

A ação de mobilização e sensibilização da sociedade, no que diz respeito ao uso e abuso de álcool e outras drogas, será iniciada no Pré-Carnaval de Contagem – Encontro dos Blocos Carnavalescos, no próximo domingo (4), das 14h às 20h, na Praça da Delp. Além disso, estão previstas ações nos restaurantes populares, na quarta-feira (7), e com usuários da Rede de Saúde Mental, na sexta-feira (9). 

Durante a concentração dos Blocos na Praça da Delp, a partir da 14h, os integrantes do “Bloco da Prevenção” abordarão os foliões, de forma descontraída e qualificada, ofertando leques de carnaval contendo mensagens educativas e informativas referentes ao tema, chamando a atenção, principalmente, para uma postura comprometida com a proteção de crianças e adolescentes. 

 Segundo a diretora Prevenção à Violência e Uso Abusivo de Drogas, Soraya Romina, a prefeitura reuniu esforços para dar atenção especial a jovens e adolescentes. “Vivemos em uma sociedade permissiva com relação à venda e consumo de bebidas  por esse público. Um simples contato com a bebida durante festividades como o carnaval pode, muitas vezes,  ser o início de uma dependência química. Dessa forma, o prefeito Alex de Freitas determinou que, além das ações no carnaval, essa pauta seja permanente na cidade”, disse.  

Mais ação 

A campanha também chega aos restaurantes populares, na quarta (7), das 10h às 14h30, atingindo 4.000 pessoas. Além disso, na sexta (9), a ação envolverá os usuários da Rede de Saúde Mental e seus familiares, no Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, na avenida João César de Oliveira, 2.889.

A proposta é organizar um “Bloco da Prevenção” na Praça, com a alegria característica do carnaval e mostrar para a sociedade que é possível curtir a festa de forma consciente, com mais saúde e protegendo, especialmente, nossas crianças e adolescentes. 

Blocos 

Os blocos participantes do pré-carnaval iniciam, às 14h30, um cortejo acompanhado pelo Trio Elétrico passando pelas ruas Haeckel Ben-Hur Salvador, Teodoro Mendes Pires, chegando à avenida Sócrates Mariani Bitencourt, onde todos poderão curtir e brincar o carnaval.

Parceiros 

A atividade pretende reunir cerca de 3.000 pessoas e contará com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Guarda Civil, autarquia Municipal e Trânsito e Transportes (Trasncon) e das rádios Liberdade e Itatiaia. Além desses parceiros, envolve também a participação da sociedade civil, movimentos sociais, Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) Contagem, Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais de Contagem (Comoveec), Conselho Tutelar, Câmara Municipal, Vara da Infância e Juventude, Conselho Regional de Enfermagem/MG (Coren/MG), Associação Recreativa Esporte e Lazer (Arel), Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Cia Trupe da Arte de Esmeraldas/MG, Conselhos de Classe e demais parceiros.

   

REPÓRTER: Daniel Paiva    FOTO CRÉDITO: Rafael DSouza   

PUBLICAÇÃO: 01/02/2018 11:25:25