Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Blitz no trânsito para frear o câncer de próstata

Ação visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção

Adelcio R Barbosa

Motoristas e pedestres foram parados para receber orientações sobre a doença

Em Contagem, o sinal vermelho está ligado para o câncer de próstata. Nessa terça-feira (14), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a Blitz Novembro Azul.  A ação ocorreu na avenida João César de Oliveira, bairro Eldorado, e teve como objetivo conscientizar motoristas e pedestres em relação a prevenção do câncer de próstata. A blitz contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon).

Segundo os dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo. O MS recomenda que homens a partir dos 45 anos façam o exame de toque anualmente. O senhor Onesino Coelho, 65 anos, morador do bairro Santa Helena, destaca que há cinco anos, faz o exame anualmente. “Acho importante essa campanha da prefeitura, os homens têm que fazer esse exame, e cuidar de sua saúde”, disse. 

before

A blitz foi uma ação da Secretaria de Saúde e parceiros

 Na Blitz Novembro Azul, os mobilizadores da Secretaria de Saúde distribuíram panfletos com informações sobre a doença e a prevenção, além de um ‘boton’ para carregar a campanha no peito.   Segundo o assessor Médico da Secretaria de Saúde, Luiz Fernando Avelar, temos que combater o preconceito. “Para combater o câncer de próstata a prevenção é o melhor remédio, os homens ainda têm muito receio de fazer o exame, mas isso tem que acabar, o exame do toque pode salvar a vida”, concluiu.  

A ação faz parte do Novembro Azul, mês dedicado ao combate e prevenção da doença. A blitz contou com a participação usuários do Centro de Convivência Horizonte Aberto e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAP´s AD). 

   

REPÓRTER: Lucas Santos   FOTO CRÉDITO: Adelcio R Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 14/11/2017 15:24:57