Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Parceria permite regularização fundiária no Parque São João

Prefeitura e Congregação Claretiana se unem para dar dignidade a mais de 400 famílias

Cassio Matias

Termo de doação dos terrenos foi assinado no gabinete do prefeito

Mais de 400 famílias do bairro Parque São João, na região do Eldorado, receberão o título de propriedade dos seus imóveis. Apesar de morarem no local, os lotes onde foram construídas as residências pertencem à Congregação Claretiana.

Para resolver o impasse e dar dignidade a essas famílias, o prefeito Alex de Freitas e o representante da Congregação, padre Wagner Brito, da Paróquia Santo Antônio Maria Claret, assinaram nesta segunda-feira (20) um termo de doação desses terrenos.

Conforme o documento, os 214 lotes registrados em nome da Congregação foram doados à Prefeitura de Contagem, que fará a regularização fundiária, o levantamento das famílias beneficiadas e o registro de posse em nome dos moradores do Parque São João.

Alex de Freitas garantiu que todas as providências para agilizar a entrega dos títulos de posse serão tomadas pelo município. “O que está em jogo é a dignidade da população e o direito à propriedade. Nossa função é desburocratizar o processo, propiciando a essas famílias o direito legal sobre seus lares”, destacou o prefeito.

O padre explicou que a decisão de doar o terreno surgiu há quatro anos, porém, eles não sabiam como fazer e nem obtiveram o apoio necessário. “É um alívio saber que a prefeitura  manifestou interesse. Essa iniciativa é mais que uma parceria, é uma missão de generosidade com o próximo. A igreja nunca teve a intenção de retomar a posse, nunca se preocupou com o dinheiro, apenas com a dignidade dos moradores”, ressaltou.

O vereador Ivayr Soalheiro, líder do governo na Câmara Municipal, que fez a interlocução da igreja com a pefeitura, espera que a regularização seja feita neste ano. “Quando você garante o registro de um imóvel, você garante qualidade de vida e proporciona segurança jurídica para proprietários e herdeiros. É um anseio antigo dos moradores, que agora será realizado”, comemorou.

   

REPÓRTER: Carol Cunha   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 20/03/2017 18:46:40

Prefeito Alex de Freitas recebe padre Wagner Brito - Paróquia Santo Antônio