Logo
   

Pronatec forma 2,6 mil alunos em Minas Gerais

Dilma e Carlin estiveram na solenidade de formatura dos alunos na Serraria Souza Pinto

Ricardo Lima

A contagense Jéssica Silva de Souza, formanda do curso técnico de Comunicação Visual, no Sesi, não esconde sua alegria ao obter o diploma por meio das vagas do Pronatec, criado pelo governo federal em 2011. Na solenidade de formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ela salientou a importância dos cursos de qualificação técnica e profissionalizante. O evento, realizado na Serraria Souza Pinto, contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, e do prefeito de Contagem, Carlin Moura.

Cerca de 2,6 mil alunos de diversas partes do Estado, vindos dos cursos técnicos e profissionalizantes do Senac e do Senai, participaram da solenidade.

Na oportunidade, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, relatou a dimensão que o Pronatec alcançou. "Em apenas dois anos e meio se tornou o maior programa de formação técnica do Brasil". Segundo o Ministério da Educação, o Pronatec, criado em 2011, tem o objetivo de expandir e democratizar a educação , com a meta de ofertar oito milhões de vagas até 2014. Desde seu lançamento, já foram atendidos quatro milhões de brasileiros. Somente em Minas foram 468 mil matrículas.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, explicou que em Contagem, a Fundação de Ensino de Cntagem (Funec) tem sido a grande catalizadora dos cursos do Pronatec. "Como o governo federal, estamos investindo na formação tecnológica e profissionalizante dos nossos jovens, oferecendo a eles oportunidades para ingressarem no mercado de trabalho".

Dilma Roussef ressaltou que o Pronatec representa uma melhoria no país. A presidente cita que o programa faz parte do esforço do governo para diminuir, ainda mais, a taxa de desemprego do país, atualmente está e 5,6%. "O Pronatec é uma ponte entre a necessidade que as empresas têm por trabalho qualificado e a necessidade que os jovens têm pelo emprego".

Pronatec na cidade

A Funec está ofertando 33 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, totalizando 1.295 vagas. A partir deste mês, os cursos iniciam nos turnos da manhã, tarde e noite, com duração de, no mínimo, 200 horas.

Estudantes, trabalhadores, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda, que possuam ensino fundamental ou médio, completo ou incompleto, estão participando gratuitamente das formações. "Contagem, por meio da Funec, mostrou mais uma vez o valor da educação ao propiciar esse projeto para população. A Funec é a segunda fundação municipal do Brasil a se tornar ofertante do programa", informou o prefeito.

Complexo Cultural Banco do Brasil

Após a formatura dos alunos do Pronatec, o prefeito Carlin Moura, acompanhou a presidente Dilma Roussef na cerimônia de inauguração do Centro Cultural do Banco Brasil. A nova unidade integrará o complexo implantado nos prédios públicos da Praça da Liberdade. O investimento no complexo gira em torno de R$ 37 milhões.

O Circuito Cultural foi concretizado por meio de uma parceria entre o governo de Minas e o Banco do Brasil. O espaço abrigará áreas para exposições, teatro, salas multimeios para programas educativos, entre produtos culturais. Atualmente, o Complexo Cultural Banco do Brasil possui três outras unidades localizadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

   

FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima   

PUBLICAÇÃO: 05/09/2013 16:34:53

Formatura do Pronatec