Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Encontro destaca importância das guardas civis para a segurança

Secretaria Municipal de Defesa Social promoveu encontro de corregedores de Guardas Municipais do Estado

Leonardo Moreira Rocha

Representantes das guardas civis de diversas cidades estiveram presentes no evento

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Corregedoria da Guarda Civil de Contagem, realizou na quinta-feira (22), o 1º encontro de Corregedores de Guardas Civis do Estado de Minas Gerais, com a participação de representantes das guardas de Belo Horizonte, Betim, Nova Lima, Sete Lagoas, Santa Luzia, Mariana, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Sabará, Pedro Leopoldo, Andradas e São Sebastião do Paraíso. O evento serviu para estreitar relações e trocar conhecimentos entre as corregedorias.

O Secretário Municipal de Defesa Social Décio Camargos, atual vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, abriu o evento. “As guardas civis são de grande importância na construção da segurança pública nos municípios, e estamos trabalhando para a incorporação imediata das guardas no Plano Nacional de Segurança Pública”, ressaltou. 

before

Weber Dias e Décio Camargos falaram da importância das guardas

 O Controlador Geral do Município, Weber Dias Oliveira, comenta que “o fortalecimento da Guarda Civil como entidade policial em todo o Brasil é de fundamental importância. E uma corregedoria que possa auxiliar o guarda no trato com a população na questão voltada para a educação do servidor público municipal faz evitar o cometimento de ilícitos administrativos”, ressalta Dias.

Durante o encontro foram debatidos temas centrais, dentre eles, os modelos de processos administrativos, os procedimentos para o armamento das guardas civis, frente às exigências da Polícia Federal, e o contexto da Guarda Civil na segurança pública dos municípios. 

Ficou ajustado a criação de uma agenda permanente de corregedores para tratar das mais variadas ações que envolvam as guardas civis nos municípios. Foi apresentado aos participantes o “programa prevenir”, inovador, interativo e preventivo. O programa consiste em ciclos de palestras voltados para orientação jurídica de todos os servidores da instituição, o que tem auxiliado no deslinde de ocorrências, além de contribuir para diminuição da quantidade de processos administrativos disciplinares instaurados.

O Corregedor da Guarda Civil de Contagem, Alexandre Martins, afirmou que este evento é o primeiro de muitos que virão. “Eventos como esse vêm contribuir com o fortalecimento das instituições das guardas civis, uma vez que as corregedorias são o ponto de apoio e de contato das guardas com a sociedade, ao proverem controle, prevenção e repreensão a atos ilícitos”, conclui Martins.

“A Guarda Civil de Contagem vem se tornando referência no Estado pelos eventos que vem oferecendo a outras instituições, dessa forma, posso levar os conhecimentos adquiridos aqui para minha instituição”, disse Anderson Henrique, Corregedor da Guarda Municipal de São Sebastião do Paraíso.

A previsão é que o próximo encontro ocorra no mês de setembro em uma comarca a ser definida.

   

REPÓRTER: Leonardo Moreira Rocha   FOTO CRÉDITO: Leonardo Moreira Rocha   

PUBLICAÇÃO: 23/06/2017 16:22:23