Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Ginásio Califórnia recebe reforma e modernização

Este é o primeiro ginásio no Brasil a receber um piso sintético para a prática esportiva do hóquei sobre patins

Ricardo Lima

O ginásio é o primeiro local público oficial no Brasil a receber o piso específico para a prática do hóquei

O Ginásio Poliesportivo Califórnia, localizado na avenida Francisco Firmo de Matos, no bairro Eldorado, está sendo contemplado com uma reforma e modernização na área interna. No ambiente, está sendo feita a colocação do novo piso sintético composto por placas modulares que se encaixam. O material é um tipo de plástico resistente conhecido como polímero. Os investimentos para a reforma na ordem de R$ 213 mil, são oriundos do Ministério dos Esportes, destinados a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selju).

O ginásio, que tem uma quadra com cerca de 1.250 m², é o primeiro local público oficial no Brasil a receber o piso específico para a prática do hóquei sobre patins em linha (Hockey in-line em inglês). A modalidade tem ganhado força nos últimos anos. O local, que já foi palco de diversos campeonatos de nível estadual e nacional, também receberá pintura e marcações no piso.

Para o secretário de Esportes, Kaká Menezes, esta conquista é da cidade. "Nós da Selju entendemos a importância de fomentar o esporte em Contagem. Dar sequência nesses projetos é motivador para nós enquanto gestores públicos. A sociedade contagense é merecedora e faremos o nosso melhor para atender a todos", enfatizou.

De acordo com o atleta e arquiteto que acompanha a reforma, de maneira voluntária, Flávio Diniz, desde a descoberta do material, até o momento, ele vem sonhando com esse dia. “Eu jogo hóquei há 20 anos e em 2011 eu fui jogar nos Estados Unidos numa quadra com esse tipo de piso. Fiquei empolgado porque o rendimento dos jogadores é muito maior. Quando retornei fiz uma pesquisa sobre o material e descobri que estava sendo fabricado no Brasil. Hoje, um grande sonho está sendo realizando. Podemos falar com propriedade, esta vitória é coletiva”, relatou.

O coordenador da Associação Eldorado Vipers, Stefani Vital, disse que a reforma possibilitará melhorias técnicas aos jogadores. “Isso é um ganho enorme para nós atletas, porque vai trazer uma série de benefícios desde a diminuição de impactos e lesões, e mais velocidade nos jogos, porque o disco corre mais rápido. Outro fator será a nossa capacitação para disputar competições internacionais. O piso novo fará toda diferença. A cidade vai revolucionar o hóquei no Brasil”, informou.

Projeto

Os jogadores da Associação Eldorado Vipers perceberam a necessidade de ter um projeto social. Inicialmente, os atletas começaram dando aulas para poucos alunos. A iniciativa ganhou força e atualmente a escolinha atende cerca de cem pessoas.

“O hóquei tem uma cultura muito legal no sentido de caráter forte, honestidade e trabalho duro. Isso chamou a atenção dos pais de alunos. Eles entenderam que estavam colocando seus filhos no esporte certo. Hoje somos uma grande família”, relatou o coordenador do projeto, Stefani Vital.

O projeto oferece aulas de patinação, introdução ao hóquei e modalidade avançada. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, de 18h30 às 21h30. As categorias são: pré-mirim abaixo de oito anos, mirim até 11 anos, infantil até 13 anos, juvenil até 16 e acima dessa idade há a categoria adulta.

Os interessados em participar podem estar ligando para o telefone (31) 9 9157-3475 ou ir ao Ginásio Califórnia na segunda e quarta-feira a partir das 18h30 ou no sábado das 10h às 14h. Basta preencher um cadastro e levar o equipamento inicial que é patins e capacete.

   

REPÓRTER: Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima    

PUBLICAÇÃO: 15/12/2017 18:09:05

Reforma da quadra do Ginásio California