Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Redução do número de reclamações na ouvidoria SUS Contagem

Expressiva diminuição nas queixas relativas aos laboratórios de exames clínicos foi um dos fatores

Adelcio R Barbosa

A ouvidoria SUS Contagem é uma ferramenta de grande importância para a sociedade

A prestação de serviços dos laboratórios clínicos no município vem sendo, desde o início da nova gestão, um ponto de grandes queixas por parte dos usuários, tornando-se um grande desafio da Saúde para minimizar os impactos causados por essa situação.

No início do mês de junho, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, firmou convênio com o Grupo Santa Casa, buscando atender as necessidades apresentadas nas unidades de saúde, adequando e oferecendo um serviço laboratorial de modo eficiente e com qualidade para a população.

Os laboratórios de análises clínicas foram inseridos em cada um dos oito distritos, gradativamente, e hoje Contagem possui 16 pontos de coleta de exames laboratoriais distribuídos pelos 8 distritos e postos de coleta para atendimento das urgências e emergências em cada uma das 5 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) que o município dispõe.

Nos primeiros meses de funcionamento os laboratórios apresentavam grandes índices de queixas e reclamações devido, principalmente, ao não cumprimento dos prazos na entrega dos resultados. No mês de outubro, o secretário Bruno Diniz reuniu-se com o grupo Santa Casa. Na oportunidade foi acordado novas definições, buscando a melhoria na prestação dos serviços e redução do número de reclamações junto à ouvidoria SUS.

No período de setembro a outubro, a ouvidoria SUS recebeu cerca de 170 reclamações. A partir da reunião que estabeleceu a resolução das pendências e entrega dos resultados, atendendo ao prazo estabelecido em contrato, esse número caiu e no mês de novembro até a segunda semana de dezembro, a ouvidoria SUS registrou 28 reclamações, chegando a ter somente uma única queixa na última semana. Clique aqui e confira tabela. 

A ouvidoria SUS Contagem espera que esses dados se mantenham para garantir à população de Contagem, uma prestação de serviços cada vez mais eficiente.

   

REPÓRTER: Simone Ribeiro (sob a supervisão de Aida Matos)   FOTO CRÉDITO: Adelcio R Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 15/12/2017 15:05:48